Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 começou nesta segunda-feira (11), com 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 para poder fazer a inscrição.

Desde a semana passada, os interessados em se candidatar na primeira edição do Sisu de 2016 já podiam consultar as vagas disponíveis, com a distribuição por cursos e instituições, na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/).

As inscrições no Sisu vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro.

No Paraná

As universidades estaduais do Paraná vão oferecer 4.581 vagas para os cursos de graduação, por meio do Sisu. 

O Paraná possui cinco instituições públicas estaduais com vagas pelo Sisu: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

A UEL é a novidade neste ano no Sisu. A instituição com sede em Londrina aderiu pela primeira vez ao sistema, oferecendo 540 vagas, distribuídas em vários cursos. Algumas disciplinas, porém, não foram contempladas. A lista com as vagas disponíveis em cada curso da UEL está disponível no site da Universidade.

A Unespar foi a instituição que abriu mais vagas pelo Sisu neste ano, 1.448, ao todo. A universidade, junto com a Unicentro, aderiu ao sistema em 2015. Os cursos da Unespar são oferecidos nos dois campi de Curitiba e nas outras cinco unidades, em Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá,Paranavaí e União da Vitória. Só ficaram de fora da seleção os cursos que exigem provas de conhecimentos específicos.

Na Unicentro foram abertas mais 1.095 vagas. O Sisu já é o principal meio de seleção dos alunos, pois ocupa metade das vagas disponíveis. Segundo a Unicentro, outros 40% são oferecidos no vestibular tradicional e outros 10%, no Programa de Avaliação Continuada.

A Unioeste também oferece metade das vagas disponíveis na instituição pelo Sisu. São 1.228, ao todo, em todos os campi. Na Uenp, há outras 274 vagas, também em todos as unidades. 

O Sisu também serve como forma de acesso às instituições federais que oferecem cursos superiores no Paraná.

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o sistema é a única forma de acesso à instituição. São 4.387 vagas em cursos de 13 câmpus da Universidade.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), parte das vagas abertas também é disponibilizada pelo Sisu. A instituição divulgou,que serã 2.050 vagas, em cinco campi, para este ano de 2016.

Ainda a opção para ingresso no seleção no Instituto Federal do Paraná (IFPR), que aderiu ao sistema.

Já a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), cuja sede é em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, abrirá 695 vagas no Sisu, distribuídas em 28 cursos de graduação. A primeira chamada dos aprovados deve ocorrer em 18 de janeiro. A lista completa está no site da instituição.

Redação JU com Agência Globo de Notícias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.