Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 2015 acontece no próximo fim de semana e para aqueles que desejam realizar uma boa prova, nesta reta final,  é muito importante  dar uma relaxada e colocar o sono em dia.

"Dormir bem aumenta a capacidade do individuo de concentração, organizar as ideias, diminuir as chances de estresse e irritabilidade e também ajuda a fixar os conteúdos estudados", explica a Otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa e Especialista do Sono, Dra.Luciane Mello.

O tempo que cada pessoa precisa para acordar disposta no dia seguinte, depende do período da vida. No caso dos adolescentes, esse período varia de oito a nove horas por noite. Lembrando que o sono de qualidade é o da noite e não deve ser substituído por cochilos durante o dia.

Para que as noites que antecedem o exame sejam tranquilas e ajudem a garantir um bom resultado, vale apostar em algumas técnicas: "Escolha um colchão e travesseiro confortáveis; desligue os aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de deitar; evite o consumo de bebidas alcoólicas e/ou que contenham cafeína, e estabeleça uma rotina com horário regular para dormir”, finaliza Luciane.

Sobre a especialista - Dra. Luciane Mello é Otorrinolaringologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialista do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Americana de Medicina do Sono, é médica Responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo Serviço de Polissonografia, ambos no Hospital Federal da Lagoa (RJ).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.