Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inscrições para a etapa regional do desafio de robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) podem ser realizadas até o dia 26 de fevereiro

Jovens estudantes, de 9 a 16 anos, de escolas públicas e particulares de todo o Paraná, que gostam de desenvolver projetos de robótica, tem até o dia 26 de fevereiro para se inscrever na 9ª edição da etapa estadual do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), programada para acontecer de 15 a 17 de março, em Curitiba, no Campus da Indústria do Sistema Fiep.

“O torneio de robótica, que estimula e desafia jovens a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna, é um programa internacional. Por meio dele, esses jovens desenvolvem diversas habilidades comportamentais como trabalho em equipe e liderança, criam seus projetos de inovação, constroem robôs, aprendem sobre programação e tudo isso de forma divertida e na prática”, diz Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.

Batizada de Cargo Connect, a temporada 2021/2022 da FLL vai desafiar os alunos a pensarem soluções viáveis para o futuro do transporte de cargas e logística. Aplicando conceitos das áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), os participantes devem construir e programar robôs para completar missões pré-definidas dentro da arena de competições.

 “Este ano a temática traz à tona um desafio voltado à questão do transporte e logística e é uma excelente oportunidade para pensar em soluções que contribuam para promover cada vez mais a sustentabilidade, a organização das cidades e o avanço da indústria brasileira”, acrescenta Jacielle.

A etapa estadual da FLL, que em edições anteriores à pandemia de Covid-19 já reuniu mais de 500 estudantes de diversas cidades do estado, está programada para acontecer de 15 a 17 de março, em Curitiba, no Campus da Indústria do Sistema Fiep.

As equipes vencedoras garantem vaga para a Etapa Nacional – Festival Sesi de Robótica, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio, na Bienal de São Paulo (SP).

Para participar da etapa estadual da FIRST LEGO League Challenge (FLL), os interessados devem realizar a inscrição até o dia 26 de fevereiro no site: portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica.

Como funciona a FIRST LEGO League Challenge (FLL)

Os jovens, orientados por dois técnicos adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para a temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola (pública ou particular), um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O Sesi recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.

Juízes voluntários

As inscrições para juízes também estão abertas. Pessoas que desejam se candidatar ao papel devem se inscrever no site: portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica.

O candidato a juiz deve ter idade igual ou superior a 18 anos e pode ter formação em qualquer área do conhecimento. O Sesi orienta que o juiz e inscreva em sua região de residência.

Os juízes selecionados para o torneio de robótica devem realizar, obrigatoriamente, um curso de capacitação ofertada gratuitamente pela rede. A formação é realizada 100% online, por meio da universidade corporativa Sesi/Senai.

Andressa Ferrarini Galeb/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.