Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL aplica no domingo (21) as provas da 1ª fase do Vestibular 2019. São 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais. Os portões dos 29 locais de provas abrem às 13h20 e fecham pontualmente às 14 horas. O concurso registrou a inscrição de 20.135 candidatos, inclusos treineiros.

O Campus da UEL receberá o maior número de estudantes, cerca 7 mil candidatos. Ao todo, 1.990 pessoas vão trabalhar na aplicação das provas no campus, escolas públicas e faculdades em Londrina.

Acesso

O candidato deve imprimir o Cartão de Inscrição, disponível no site da Cops, colar uma foto 3X4 e cópia da Carteira de Identidade. O cartão deve ser apresentado junto com um documento original com foto.

A responsável pela Cops, professora Sandra Regina Garcia, recomenda que os candidatos cheguem aos locais de provas com uma hora e meia de antecedência. O objetivo é evitar atrasos, já que Londrina recebe neste fim de semana vários eventos e a expectativa é de grande movimentação de veículos. Ela orienta os candidatos de fora da cidade que conheçam o local de prova com antecedência, antes de domingo.

Números

Segundo informações da Coordenadoria de Processos Seletivos, dos mais de 20 mil inscritos para a 1ª fase, a maioria é oriunda do Paraná, totalizando 12.079 candidatos. Destes, 7.536 são de Londrina. São Paulo é o segundo estado mais presente com 5.664 inscritos. Também farão as provas estudantes do Amapá, Acre e Amazonas.

Aproximadamente 60% dos candidatos são do sexo feminino - 12.079 mulheres e 8.067 homens. Com relação às cotas, 11.899 estudantes optaram pelo sistema universal. Outros 6.486 candidatos vão concorrer pelo sistema de cotas (escola pública); 1.211 (negros provenientes de escolas públicas) e 550 negros. Há 1.107 estudantes inscritos como treineiros, ou seja, fazem o concurso como experiência, uma vez que não deverão concluir o Ensino Médio até a data de matrícula.

Concorrência

Como já é tradicional, o curso de Medicina é o mais concorrido. São 122,07 candidatos por vaga no Sistema Universal, seguido por Biomedicina (32,17) e Psicologia (31,18). A listagem completa pode ser acessada no endereço http://www.cops.uel.

Vagas

São ofertadas 2.521 vagas em 53 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), somando 3.085 vagas. A Cops divulga o resultado da 1ª fase em 7 de novembro, às 17 horas, no endereço http://www.cops.uel.br .

Organização

A equipe da Cops se reuniu na quarta-feira (17) com representantes da Polícia Militar, Prefeitura do Campus Universitário, Transporte Coletivo Grande Londrina e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para discutir a logística de trânsito no domingo.

O acesso ao Campus da UEL, local de maior concentração de estudantes, será feito preferencialmente pela Avenida Castelo Branco, a partir do meio-dia. Candidatos que fizerem as provas no Centro de Ciências Agrárias (CCA) terão acesso pela entrada no Ambulatório de Especialidade do HU e pela Moradia Estudantil.

Para quem vier de Cambé também estará liberado o acesso pela entrada do Jardim Colúmbia. Agentes de Segurança da UEL vão controlar o trânsito internamente. Equipes da CMTU e da PM trabalharão nas proximidades dos locais de provas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.