Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O evento, que teve sua primeira edição em 2020, vai fazer um balanço das atividades remotas adotadas pela Universidade no último ano, desde a aprovação do ensino remoto emergencial por conta da pandemia.

Os professores e servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) já podem se inscrever para a 2ª edição do Virtuel, que neste ano será nos dias 21 e 22 (quarta e quinta-feira) e tem como tema “Avaliando o presente, planejando o futuro”. O evento, que teve sua primeira edição em 2020, vai fazer um balanço das atividades remotas adotadas pela universidade no último ano, desde a aprovação do ensino remoto emergencial por conta da pandemia. Na programação, os convidados podem conferir palestras, apresentações de casos de sucesso do ensino emergencial remoto e um minicurso sobre planejamento de aulas online.

O evento é promovido pelo Núcleo de Educação à Distância (NEAD), do Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted) da UEL. Segundo o diretor do laboratório, Pedro Paulo Ayrosa, foi possível observar, em um ano de pandemia e ensino remoto, algumas experiências exitosas. “Isso não significa, porém, que foi um sucesso absoluto (o ensino remoto). Temos muito a aperfeiçoar, mas vamos exaltar as práticas que deram certo”, disse.

Nesse sentido, o evento terá um período reservado para a mostra de experiências práticas dentro da programação que traz a mesa “Boas práticas de ensino remoto”. É o caso das atividades práticas feitas pela professora Karina Flaiban, do Departamento de Medicina Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). “Foi um trabalho prático. A professora enviou os kits para os estudantes, em casa, que fizeram a atividade remotamente”, disse.

Inscrições

As inscrições para o 2º Virtuel são gratuitas e estão abertas até esta segunda-feira (19), por meio do site da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) – Virtuel/PRORH. O encontro é classificado como treinamento para professores e servidores. A participação é aberta às comunidades interna e externa, mas somente professores e servidores da universidade têm direito a certificado mediante inscrição.

Programação

O 2º Virtuel será aberto na quarta-feira (21) com uma palestra sobre saúde mental, com a professora Ana Cristina Amado, da UEL e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Depois, o evento prossegue com uma mesa sobre promoção de eventos virtuais. Na parte da tarde, o encontro segue com a palestra “O que aprendemos com o ensino remoto?”, com a professora Diene de Mello, do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). Na tarde do dia 21, prossegue com as mesas de “Boas práticas de ensino remoto”.

Para o segundo dia de evento, um dos destaques é o minicurso sobre preparação de aulas remotas, que será ministrado pelo professor Paulo Sérgio Negri. Segundo Ayrosa, o minicurso é voltado principalmente a professores bacharéis. “Avaliamos que é importante inserir esses bacharéis que dão aulas no ensino superior nas discussões sobre metodologia, planejamento e procedimentos de avaliação estudantil”.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.