Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou na quinta-feira (28) as datas do Vestibular 2020 da UEL que será em 20 de outubro (1ª fase) e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase). A Universidade manterá praticamente o mesmo cronograma do último ano, mas que não deverá coincidir com os grandes desafios dos vestibulandos que buscam oportunidades a partir das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em grandes instituições, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A prova de Habilidades Específicas do curso de Música será dia 29 de setembro. Outra novidade é a inclusão dos novos cursos de Nutrição e de Biotecnologia. A partir de agora a UEL passa a oferecer 53 graduações presenciais e uma pelo sistema EAD (a distância).

Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos, a expectativa é ampliar o volume de inscritos em relação ao concurso passado, que registrou 20.146 candidatos. "Pretendemos investir em mais divulgação com foco em regiões do Paraná que temos menos procura", afirma a professora. Segundo ela, a grande maioria dos inscritos é da região Norte, com bastante interesse também por parte de estudantes do estado de São Paulo, com destaque para o Interior.

"A UEL está entre as maiores Universidades públicas do estado por isso queremos assumir a responsabilidade de atender a todas as regiões", atesta a professora. Ela explica que houve um acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, responsável pelo vestibular da instituição, para que as provas da primeira e segunda etapas fossem em datas distintas. Da mesma forma, o Enem já tem data definida, nos dias 3 e 10 de novembro.

Como estratégia de divulgação, a Coordenadoria de Processos Seletivos pretende investir mais na Feira das Profissões 2020 da UEL, que será no dia 25 de junho, no Câmpus Universitário. No ano passado, o evento registrou a participação de mais de 12 mil alunos do Ensino Médio de cerca de 200 municípios do Paraná e São Paulo.

A Feira é oportunidade para estudantes que buscam uma vaga na UEL conhecerem detalhes dos 53 cursos de graduação oferecidos, contribuindo para a escolha profissional dos jovens, inclusive com a divulgação dos prazos de inscrições e das datas das provas do Vestibular.

Biotecnologia

O novo curso terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente. A nova graduação vai atender a carência por profissionais habilitados em áreas relacionadas à Biotecnologia para produção de bens, serviços e pesquisa.

O bacharel em Biotecnologia pode atuar nas áreas de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. O curso será ligado academicamente ao Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas, que já mantém um Programa de Mestrado e Doutorado. Na 2ª fase do Vestibular as matérias específicas serão Biologia, Química e Matemática.

Nutrição

A graduação será oferecida já neste Vestibular, com a primeira turma iniciando as atividades em 2020, com carga horária de 3.495 horas, período integral e duração de quatro anos. O curso foi autorizado no ano passado com expectativa de atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma, suprindo a necessidade da região, que não contava com nenhum curso do gênero oferecido pelo sistema público.

O profissional de Nutrição tem atuação relacionada à área de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. O curso será ligado academicamente ao Centro de Ciências da Saúde. As matérias específicas serão Biologia, Química e português.

A lista dos livros e autores que poderão ser cobrados nas provas de Literaturas e de Língua Portuguesa, na 2ª fase do concurso são as mesmas do ano passado (confira relação completa abaixo).

A Hora da Estrela - Clarice Lispector.

Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade.

Vozes Anoitecidas - Mia Couto.

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco.

Clara dos Anjos - Lima Barreto.

Comédia Para se Ler na Escola - Luis Fernando Veríssimo.

O Demônio Familiar - José de Alencar.

O Filho Eterno - Cristovão Tezza.

Poemas Escolhidos de Gregório de Matos - Gregório de Matos.

Quarenta Dias - Maria Valéria Rezende.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.