Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ampliação da presencialidade foi discutida durante reunião virtual com participação de cerca de 80 professores representando os Colegiados dos 52 cursos de Graduação presenciais, diretores dos nove Centros de Ensino e a equipe técnica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).  

A Câmara de Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciou na terça-feira (19) o planejamento do segundo semestre do ano letivo 2021, com previsão de retorno das atividades presenciais a partir de 24 de janeiro do próximo ano. A mudança foi discutida durante reunião virtual com participação de cerca de 80 professores representando os colegiados dos 52 cursos de Graduação presenciais, diretores dos nove Centros de Ensino e a equipe técnica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A partir de agora, os Colegiados dos Cursos retomarão seus Planos Especiais de Matriz Curricular analisando as possibilidades de atividades presenciais já para janeiro de 2022, considerando as características específicas das atividades acadêmicas.

No dia 9 de novembro, a Câmara de Graduação volta a se reunir para apreciar a definição das orientações gerais para o retorno efetivo das atividades presenciais. A proposta também precisa ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e pelo Conselho de Administração (CA), que deverão analisar o planejamento ainda no mês de novembro.

Durante a reunião a pró-reitora de Graduação da UEL, professora Marta Favaro, explicou que existe grande expectativa de estudantes e familiares quanto ao retorno das atividades presenciais. Ela informou que a universidade deve divulgar nos próximos dias a terceira versão do Plano de Contingência contra a Covid-19, que estabelece todo o protocolo sanitário no câmpus e nas demais unidades para o atual momento epidemiológico.

A professora acrescentou que a UEL manteve diferentes atividades excepcionais na modalidade presencial nos últimos meses, com acompanhamento e análise da situação, como no caso das atividades realizadas nos cursos da saúde. "O planejamento iniciado na Câmara de Graduação representará uma ampliação das atividades acadêmicas presenciais, envolvendo estudantes, professores dos diferentes cursos de graduação", disse.

Além disso, ato executivo assinado pelo reitor no final do mês passado prevê o retorno presencial de todos os professores e de agentes universitários com o esquema vacinal completo.

Protocolos Sanitários

Segundo a pró-reitora, as atividades presenciais deverão ocorrer obedecendo todos os protocolos sanitários. Ela explicou aos conselheiros que a decisão de retorno das atividades presenciais se justifica a partir da constatação de que praticamente toda comunidade universitária estará com o esquema vacinal completo no início do próximo ano.

O retorno exigirá que os espaços de aula, laboratórios, sanitários, secretarias e anfiteatros sejam mantidos higienizados. Para dar conta dessa demanda, a Administração da UEL contará com um reforço no serviço de zeladoria, por meio de empresa terceirizada, tendo em vista a lei estadual número 20199/20 que extinguiu os cargos operacionais.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.