Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A UniFil e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) lançam o curso de Mestrado Profissional em Clínicas Veterinárias, para capacitação e aprimoramento de médicos veterinários, desenvolvimento de tecnologias e criação de práticas inovadoras. São quatro áreas de estudos focadas em  pequenos e grandes animais: nutrição, reprodução, patologia clínica e diagnóstico por imagem.

O curso é gratuito e o edital de inscrição será lançado no segundo semestre, com início da primeira turma em 2018. O mestrado profissional se difere do acadêmico por oferecer mais atividades práticas e, assim, preparar o veterinário para atuação mais direcionada ao mercado. Na conclusão, o aluno pode optar em apresentar dissertação, projeto técnico, análise/relato de caso ou desenvolvimento de instrumentos (equipamento, protótipo ou patente).

“Nesse formato, o mestrando tem a possibilidade de criar ou aperfeiçoar um produto ou uma técnica de aplicabilidade comercial. O Norte do Paraná é centro de excelência na pecuária, com criadores de bovinos e equinos de alta qualidade genética. Já na área de pequenos animais, principalmente cães e gatos, é um segmento que cresce a cada dia. Ou seja, existe demanda para novos insumos, tecnologia e inovação”, diz a professora doutora Suellen Córdova Gobetti, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UniFil.

Outra diferença do mestrado profissional é a possibilidade de o aluno estar trabalhando, o que na maioria das vezes não se permite no acadêmico. “Essa característica abre oportunidade de aprimoramento para quem está na iniciativa privada, órgão público e outros setores, para aqueles que não podem deixar o trabalho. Além disso, o veterinário poderá desenvolver um experimento para aplicação prática em sua área de atuação”, acrescenta a professora.

As aulas teóricas e práticas serão nos laboratórios e hospitais veterinários das duas instituições. O aluno pode concluir o mestrado em 12 ou 24 meses. “O calendário é flexível, o participante escolhe os módulos e cumpre os créditos necessários. A prática será de acordo com a área de estudo e a proposta de experimento apresentada na seleção”, informa Suellen Gobetti, que integra o corpo docente juntamente com outros professores da UniFil e da UEL. O coordenador do curso é o professor Marcelo Zanutto, da UEL.

O reitor Eleazar Ferreira destaca que a UniFil dá mais um importante passo com o lançamento do primeiro mestrado profissional. “A parceria fortalece as duas instituições como referências no ensino superior. O Hospital Veterinário da UniFil é apontado como um dos mais modernos do Paraná. As graduações de Medicina Veterinária da UniFil e da UEL têm conceito máximo do Ministério da Educação. Estamos unindo o que as universidades oferecem de melhor”, afirma.

Asimp/UniFil

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL