Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É a primeira instituição no Brasil autorizada pelo Ministério do Trabalho a capacitar aprendizes com atividades esportivas e formação de atletas

A UniFil lança nesta sexta-feira (dia 11) um programa inédito no Brasil: é o Aprendiz para Atletas, que une o esporte e a formação profissional. É a primeira instituição no País autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a oferecer às empresas essa modalidade de capacitação de adolescentes e jovens.

Todas as empresas de médio e grande portes têm que contratar uma cota de aprendizes na faixa de 14 a 24 anos. Essa cota vai de 5% a 15%, de acordo com o número de funcionários. Hoje, no Brasil, a capacidade é para efetivação de 1,2 milhão de jovens aprendizes por ano. Mas apenas 440 mil são contratados – o que representa 36%.

Muitas empresas não contratam porque suas atividades oferecem situações de insalubridade, periculosidade e outros riscos para adolescentes e jovens no ambiente de produção. O programa Aprendiz para Atletas vai ajudar essas empresas a cumprirem a cota de aprendizes.

A UniFil conta com estrutura para prática esportiva na ACM, no Campus da Avenida JK e agora também com o Clube Canadá, comprado recentemente pela universidade. Ou seja, dispõe de equipamentos e equipe para receber e capacitar adolescentes e jovens com foco no esporte.

Com o programa Aprendiz para Atletas, a empresa encaminha o jovem para treinamento pela UniFil. Ele vai receber toda orientação esportiva, com alunos e professores do curso de Educação Física, e também acompanhamento nas áreas de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, igualmente com docentes e acadêmicos.

O programa contribui para a descoberta de talentos, preparação de atletas e também na formação cidadã dos jovens. Com o esporte, a pessoa desenvolve a competitividade, a liderança, o caráter, o trabalho em equipe. É ainda um instrumento de inclusão social.

Para as empresas, o programa Aprendiz para Atletas é uma oportunidade de marketing porque os aprendizes vão competir e a empresa divulga sua marca como patrocinadora do atleta. Além disso, exerce a responsabilidade social.

São 12 modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, jiu-jitsu, natação, voleibol, vôlei de praia e taekwondo.

O lançamento nacional do programa Aprendiz para Atletas, nesta sexta-feira, às 10 horas, no Teatro Colégio Londrinense, terá a presença do diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude, André Tomé Igreja, e outros representantes do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ricardo da Guia Rosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.