Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Provas acontecem em cinco unidades prisionais de Londrina. A prova em fase única, contendo 50 questões do conteúdo do Ensino Médio e redação, será aplicada pela equipe da universidade, com apoio de agentes penitenciários e sob rígido protocolo de segurança e medidas sanitárias.  

Um grupo de 251 detentos fará o Vestibular 2021 da UEL neste domingo (30), a partir das 14 horas, em cinco unidades prisionais de Londrina. A prova em fase única, contendo 50 questões do conteúdo do Ensino Médio e redação, será aplicada pela equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, com apoio de agentes penitenciários.

Serão adotados protocolos de segurança e medidas sanitárias, em prevenção à Covid-19, além do mesmo rigor dos demais estudantes quanto ao cumprimento do horário, processo de identificação pessoal.

Este ano as provas serão aplicadas para 63 detentos da PEL I; 121 da PEL II; 36 do Creslon; 13 da Casa de Custódia; e para 18 pessoas que cumprem penas e medidas alternativas junto ao Patronato de Londrina.

O vestibular para os presos ocorre em Londrina desde 2013, consequência de acordo estabelecido entre a UEL, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Departamento Penitenciário e Vara de Execuções Penais (VEP) de Londrina. O processo direcionado aos presos representa uma ação afirmativa ressocializadora, que garante oportunidade e perspectiva de vida para presidiários e familiares.

Segundo o reitor Sérgio Carvalho, a UEL, ao longo dos seus 50 anos, desenvolveu a marca da inclusão. Ao abrigar esse programa que beneficia detentos, a partir de parceria com o Poder Judiciário, a Universidade oferece oportunidade para que os internos consolidem o processo de ressocialização utilizando uma ferramenta poderosa que é a educação.

“A Universidade cumpre seu papel, como deve ser a função do ensino superior público nas mais variadas funções para atender a sociedade. Sabemos que muitos destes vestibulandos trazem histórias dramáticas. Com esse apoio estamos ajudando a criar uma ponte entre o passado que levou essa pessoa a pagar com privação de liberdade e o seu futuro”, definiu Sérgio Carvalho.

O reitor acrescentou que a educação representa instrumento poderoso de transformação. Segundo ele, ao oferecer novas oportunidades, a Universidade cumpre seu papel para que os presos busquem um caminho diferente, com foco em nova perspectiva de vida.

Ação afirmativa

Para o coordenador regional do Depen de Londrina e diretor do Creslon local, Reginaldo Peixoto, o vestibular para os internos das unidades prisionais pode ser definido como ação que proporciona acesso à educação, oportunizando diferentes perspectivas para os reclusos e seus familiares. “Os efeitos de um curso universitário representam mudança drástica de ambiente. Tem efeitos que transcendem a simples aquisição de conhecimento e reflete positivamente em todos os segmentos ao qual o recluso está inserido, inclusive no próprio cárcere, mas especialmente no ambiente familiar”, resumiu Peixoto.

Segundo ele, esta ação garante, ainda, um direito constitucional, uma vez que o preso deve ter acesso à educação. “Consequentemente, é uma forma de combater o crime e sua fomentação dentro das unidades, dando oportunidade àquele que, ao passar no vestibular, indica que possui capacidade para exercer a profissão que escolheu e mudar a própria vida e da família”, considerou.

O diretor explicou ainda que o Depen tem se esforçado para garantir salas de aula dentro dos estabelecimentos prisionais, ofertando aos internos a grade necessária para a conclusão do Ensino Médio, com o auxílio de professores de todas as áreas e de pedagogos que acompanham os processos dentro das unidades. O Depen fornece também livros e demais materiais pedagógicos, além de estimular a leitura a partir da remição da pena. Entre outras medidas socioeducativas estão a promoção de cursos de qualificação profissional.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.