Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Seis universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, conforme a quarta edição do Ranking Universitário da Folha 2015 (RUF), divulgado nesta segunda-feira (14) pelo jornal Folha de São Paulo. Nesta edição foram avaliadas 192 universidades do País em cinco aspectos – pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização. O objetivo das informações é ajudar o estudante a escolher um curso e uma universidade, além de facilitar o acompanhamento do ensino superior brasileiro pela sociedade. 

A Universidade Estadual Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram as instituições mais bem colocadas entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior. A UEL ficou em 23º no ranking geral, com a avaliação de 29 cursos. Entre esses, destaque para o curso de Moda, o terceiro melhor do Brasil, e o de Fisioterapia, que ficou em 7º no ranking. O quesito que ficou mais em evidência nos cursos avaliados foi Ensino, colocando a universidade na 13ª colocação no geral. 

Já a Universidade Estadual de Maringá (UEM), ficou logo atrás da UEL, na 24ª colocação no geral, com 33 cursos avaliados. O curso de Agronomia da UEM é o 8º melhor do Brasil e Ciências Contábeis ficou na 10ª posição no ranking. O aspecto Inovação foi o destaque na UEM, e garantiu à universidade na 14ª posição entre as avaliadas no Brasil. 

Na relação das 100 melhores instituições de ensino superior foram classificadas ainda outras quatro do sistema estadual. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ficou na 61ª colocação e teve 23 cursos avaliados. A instituição teve os cursos de Agronomia, Turismo, Matemática, Geografia e Odontologia entre os melhores avaliados da universidade. O quesito de destaque da UEPG também foi Inovação, posicionando a instituição no 43º lugar entre as instituições avaliadas do Brasil. 

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ficou uma posição atrás da UEPG, no 62º lugar, e teve como destaque os cursos de Agronomia e Engenharia Química, que ficaram entre os 30 melhores no Brasil. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ficou no 98º no ranking geral, com 25 cursos avaliados dos 65 da instituição. Agronomia, Serviço Social e Turismo foram os melhores cursos da Unicentro. 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) ficou em 167º no ranking geral, com 16 cursos avaliados, com destaque para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. 

O Ranking Universitário da Folha é uma listagem das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, o jornal criou uma metodologia própria, tendo como referências avaliações internacionais consolidadas, que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados, cadastrados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep-MEC). 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.