Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As universidades do Paraná estão participando da quarta edição da chamada pública “Capacitação e Internacionalização para o Ensino Superior”, lançada pelo British Council no mês de junho. A iniciativa fortalece o processo de internacionalização das universidades estaduais.

A chamada faz parte do programa Universidades para o Mundo que tem o objetivo de estabelecer acordos de cooperação entre as universidades do Estado e universidades britânicas, fortalecendo estratégias internacionais e fomentando pesquisas inovadoras.

A proposta enviada pelo Paraná tem o apoio da Fundação Araucária, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Ulster University, universidade da Irlanda do Norte. A instituição irlandesa investiu 15 mil libras para o desenvolvimento das pesquisas colaborativas entre as universidades. O conhecimento científico produzido será disponibilizado em acervos digitais para os pesquisadores do Paraná.

Inovador

As áreas de conhecimento previstas no edital são humanidades, inovação e empreendedorismo. O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Governo do Estado, Aldo Bona, afirma que a pesquisa está alinhada aos interesses do Paraná em se tornar o estado mais inovador do país. “Com essa ação será fortalecido o processo de internacionalização das universidades estaduais. O trabalho integrado entre as instituições também contribuirá para a geração de inovação e de novos conhecimentos”, diz Bona.

“Buscamos o trabalho em rede com as universidades estaduais para fortalecer a disseminação do conhecimento e da internacionalização, por meio de indicadores e criação de novas ferramentas inovadoras” afirmou a gerente sênior de projetos de educação superior da British Council, Vera Regina Oliveiras.

Novos acordos

Essa é a terceira edição do projeto, que contará com financiamento da instituição britânica. O projeto também deve resultar em novos acordos e parcerias entre os países. “A parceria entre as universidades estaduais, a Ulster University e a British Council desenvolverá pesquisas relacionadas à coleta de dados no âmbito nacional e internacional, contribuindo para uma melhora na qualidade do ensino superior no Estado”, afirma a coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná, Eliane Segati Rios Registro. Ela destaca que a Ulster University tem a expertise necessária para auxiliar na criação de uma rede empreendedora e inovadora nas universidades.

Seminário

A chamada pública foi lançada durante o seminário Garantia da Qualidade na Internacionalização, realizado em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos dias 17 e 18 de junho de 2019, em Brasília.

Foram discutidos métodos e ações para apoiar medidas que garantam a qualidade nos processos de internacionalização das instituições de ensino superior. Com a presença de especialistas no tema, o seminário apresentou tendências atuais, no Reino Unido e no mundo, para a operacionalização e o apoio à autoavaliação.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios