Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um grupo de alunos do curso de Publicidade e Propaganda matutino, da faculdade UNOPAR promove o evento “Manhã dos Pés Descalços – Oficinas de Arte Urbana” no dia 30 de maio, no Campus da Faculdade. Com o objetivo de disseminar o quão importante é esta arte e seus profissionais, e o quanto ela pode ser vivida como essência e produto, o evento tráz três artistas, dentre eles o grafiteiro Leir Aparecido, o Dj Luan Rocha e os grupos de dança PS Brasil Danças Urbanas e a Escola de Dança Augusto Bogo.

Como projeto de uma das disciplinas do curso, ministrado pela professora Liberaci Pascuetto, o evento será aberto somente aos alunos da Faculdade, será das 8:30hrs ás 11:20hrs no Campus UNOPAR Catuaí (CCESA) e a entrada é gratuita.

Evento “Manhã Dos Pés Descalços – Oficinas De Arte Urbana”

Arte Urbana Ou “Street Art” Em Essência E Produto

Arte Urbana ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público. A arte urbana engloba todo o tipo de arte expressada na rua e normalmente descreve o trabalho de pessoas que desenvolveram um modo de expressão artística mediante o uso de diversas técnicas alternativas como moldes, pôsteres, adesivos, murais e grafite entre as mais importantes também tem a musica, a literatura, a arte em adesivo, as estátuas vivas, apresentações (teatral, musical, circense), as instalações, entre outras.

A arte urbana, ao integrar seus elementos em locais públicos muito movimentados, tem como objetivo causar um impacto nos espectadores e costuma ter uma mensagem subversiva e anarquista criticando a sociedade com ironia e convidando à luta social, a crítica política ou, simplesmente, à reflexão.

Ainda que o trabalho do artista de rua não seja reconhecido por muitos, é importante destacar o significado e relevância do artista para a sociedade, isto é, um dos nossos maiores objetivos com este é evento, é este: disseminar o quão importante é esta arte e seus profissionais, e o quanto ela pode ser vivida como essência e produto.

Mesmo com todos estes grandes e pequenos eventos que acontecem em nosso país, à arte espalhada por todos os lugares onde nossos olhares podem alcançar, ainda há muito preconceito. Dirigimo-nos também e principalmente a apreciadores e pessoas talentosas para este tipo de arte que devido à disseminação deste preconceito criou um próprio pré-conceito dentro de si, muitas vezes achando que não é possível viver com este tipo de arte, que muitas vezes isso não é arte e sim “vagabundagem” ou qualquer outro adjetivo subversivo. Será de grande relevância trazer um pouco da experiência e descrição de alguns profissionais para dentro na instituição Unopar.

Por Que “Manhã Dos Pés Descalços”?

Manha, pois o evento ocorrera na turno da manha. Pés descalços porque o primeiro membro do nosso corpo a torcar o chão são nossos pés, e descalços significa o corpo e a mente “descalça” de pré-conceitos, pronta para tocar e sentir verdadeiramente onde a arte esta inserida, que é nas ruas em que vivemos, é de lá que vem toda a inspiração para outras artes.

A arte não necessita estar num pódio em um grande lugar, ou em um grande evento, para ser arte basta ter sentimento e passar algo para alguém. A arte urbana, como qualquer outra manifestação artística tem seu significado e sua importância, e deve ter seu lugar no mundo, livre de preconceitos. E que o jovem pode sim viver do que gosta e se orgulhar fervorosamente disso.

O evento terá o tema “Arte como essência e produto”. A oficina “Manha dos pés descalços” terá como principal objetivo, explicar a arte urbana como essência e produto, ou seja, os profissionais irão explicar o street art, cada qual em seu segmento, o que significa a arte, juntamente com todos os problemas enfrentados e como eles se matem dela.

Como os diversos eventos de arte urbana o grande objetivo do evento “Manha dos pés descalços” é desmistificar esta manifestação artística e tentar ao máximo dar vida nova a arte na mente dos participantes, retirando todo o preconceito e torna-los apreciadores, se assim desejarem.

Natasha Stainski/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.