Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A discussão acontecerá em Arapongas neste terça-feira (14)  com o tema “Como o uso de tecnologias disruptivas poderá contribuir para os desafios do Brasil”

A Universidade Norte do Paraná (Unopar), nesta terça-feira (14), no campus Arapongas (Rodovia PR 218, KM 01), um evento sobre tecnologia como instrumento de participação política e cidadã. O objetivo é levantar a discussão sobre como as tecnologias disruptivas podem contribuir para os desafios do Brasil. Para comentar boas experiências na área, estará presente Natalie Unterstell, mestre em Administração pública por Harvard, empreendedora e fundadora do movimento cívico e apartidário Agora!, que busca impactar a agenda pública e a ação política no país. Natalie também é uma das embaixadoras globais do programa Homeward Bound, que promove a participação das mulheres na ciência e na política.

Demandas por serviços governamentais digitais

Uma pesquisa realizada pelo Ideia Big Data, a pedido do Movimento Agora!, com abrangência nacional, detectou que apenas 12,5% dos brasileiros afirmam ter baixado algum aplicativo governamental no celular. O mais conhecido deles é o da Caixa Econômica Federal, citado por 16% dos entrevistados. Em seguida vêm o app do FGTS (11%), da Receita Federal (8%) e o do Supremo Tribunal Federal (4,8%). Os aplicativos do Bolsa Família e da Previdência, por exemplo, são citados por apenas 4,3% e 4%, respectivamente.

A pesquisa também perguntou se os entrevistados gostariam que mais tecnologia fosse empregada por parte do governo. Os que responderam sim foram 58%, tanto faz, 18%, e 18,5%, não. A pesquisa mostra que há demanda, mas não há oferta de serviços governamentais digitais. Atualmente, estamos em que tecnologias novas, como a blockchain, possibilitam saltos enormes em transparência, simplificação, combate a fraudes, aumento da competitividade e cultura de integridade e ética. Essa e outras tecnologias serão discutidas no evento promovido que acontece na Unopar.

Asimp/Unopar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.