Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) outorgou, em sessão solene realizada na sexta-feira (23), o título de Doutor Honoris Causa ao senador da República Cristovam Buarque, a primeira honraria do tipo concedida pela Universidade. A cerimônia, que faz parte das atividades comemorativas aos 10 anos de transformação do Cefet-PR em Universidade Tecnológica, foi realizada no auditório do Câmpus Curitiba e contou com a presença de parlamentares, prefeitos, autoridades acadêmicas, servidores e alunos da UTFPR.

Então ministro da Educação, Cristovam Buarque desempenhou importante papel para que o projeto da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica em Universidade Tecnológica, pleiteado pela comunidade acadêmica desde da década de 1990, fosse concretizado. "Certamente, o momento em que apresentamos o projeto de transformação para o ministro, no Congresso Nacional, foi decisivo para que essa história se concretizasse", relembrou, em seu discurso, o ex-reitor da UTFPR Éden Januário Netto.

Em agradecimento, Cristovam enfatizou a importância de se investir em educação para que o Brasil alcance o verdadeiro desenvolvimento social e econômico. "Você vai analisar que cada um dos problemas [que o Brasil possui] e o que é preciso para resolver. Uma ação aparece em todas: a educação. Uma e só uma que vai resolver tudo, inclusive a corrupção. E educação de base, que vai ser a grande emancipadora e o grande vetor de progresso das universidades. Não existe universidade boa com aluno ruim e não existe universidade ruim com aluno bom", destacou.

Antes da entrega do título, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli fez uma apresentação do crescimento da Instituição nos últimos 10 anos, possibilitado pela transformação, e comentou os projetos para os próximos anos: "O nosso grande desafio é o futuro. Temos ainda um processo de expansão em andamento. Para os próximos 10 anos, paralelamente ao Plano Nacional de Educação, é para nós trazermos para essa Instituição mais 40 cursos de graduação, cerca de 1.600 servidores e quase R$ 440 milhões em investimento, o que demonstra o potencial da UTFPR".

O título de “Doutor Honoris Causa”, distinção máxima concedida por uma universidade, é atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia ou das letras.

Sobre o homenageado

Pernambucano do Recife, Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque nasceu em fevereiro de 1944, estudou engenharia mecânica na Escola de Engenharia do Recife e fez Doutorado em Economia na tradicional Sorbonne, em Paris. Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), Cistovam foi o primeiro reitor eleito da Instituição. Deixou a UnB diretamente para o governo do Distrito Federal, onde implantou a Bolsa-Escola e dezenas de outros programas sociais. Em 2003, foi nomeado ministro da Educação do governo Lula. No Senado Federal desde 2003, é conhecido por seu pares como "senador da educação", tendo em vista sua defesa intransigente da educação como o caminho para o desenvolvimento e a justiça social.

Asimp/UTFPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.