Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vinte e oito alunos de Curitiba, Toledo, Cascavel, Campo Largo e Londrina/PR representam seu estado na 33ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.

Vinte e oito alunos de Curitiba, Toledo, Cascavel, Campo Largo e Londrina (PR) representam o estado na 33ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 25 de outubro de 2018, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

As alunas Kaoanne Gabrielly de Oliveira Ramos, Juliana Ribeiro Buzanello e Gabrielle de Souza Santos, do Instituto Federal do Paraná, de Curitiba, apresentam seu trabalho na feira de tecnologia na área da ciência da computação. O projeto propõe o desenvolvimento de um aplicativo gratuito para a plataforma Android, que buscará auxiliar as mães de recém-nascidos, desde os seus primeiros dias de vida até um ano de idade, promovendo o bem-estar de ambos. O aplicativo Baby’s Mom tem como objetivo auxiliar a mãe nessa nova rotina, tanto no cuidado com o bebê quanto no cuidado consigo mesma, visando sempre promover ajuda na sua saúde.

Já os alunos Gustavo Todt Moreira da Cruz, Sandra Rodrigues  Montanari e Fabio Kosloski Junior, do Colégio SESI CIC, trazem seu trabalho na área de engenharia eletrônica. Objetivo do trabalho dos jovens visa o desenvolvimento de um estudo sobre os efeitos da poluição em grandes centros urbanos e polos industriais, buscando o monitoramento adequado com uma coleta rápida e segura. Os dados serão obtidos através de análise de índices de gases poluentes, os quais serão captados por meio de um drone criado em impressora 3D, adaptado com sensores de gás e microcontroladores, onde irá operar em locais específicos como Curitiba e região metropolitana.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 21 países: África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 33 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Intel, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, AD Liberato, Braskem, Killing, SKA, Executive, Assembleia Legislativa RS, Informatize, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Unopar, Ftec, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, TopWay, Aurora Educacional e Menção Honrosa Unesco

Mais informações em www.mostratec.com.br .

Marta Araujo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.