Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Num clima de muita alegria, ocorreu neste sábado, 27/3, em várias cidades do Brasil e do exterior, o 7o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, como carinhosamente são chamadas as crianças na Legião da Boa Vontade. A partir de uma proposta que fiz a elas, em março de 2003, durante o programa infantil Bolo com Pudim, transmitido pela Super Rede Boa Vontade de Rádio (www.redeboavontade.com), o evento se realiza anualmente.

Desta vez, o tema é a antiga Campanha da LBV, Esporte é Vida, não violência!, em três eixos de discussão — "Sociedade", "Família" e "Espiritualidade Ecumênica" – sempre à luz da Pedagogia do Afeto, linha educacional que desenvolvemos nas obras de ensino da LBV. Esta sétima edição do Fórum objetiva nutrir a vida dos pequeninos com ações positivas e o coração deles com bons sentimentos, estimulando o protagonismo infantil. O site www.soldadinhosdedeus.com.br informa que "o encontro reúne meninas e meninos que frequentam as escolas de educação básica da LBV e seus Centros Comunitários e Educacionais, bem como participantes das Aulas de Moral Ecumênica (AMEs), ministradas pela Religião de Deus. A escolha temática, feita por eles mesmos, deve-se ao fato de a atividade esportiva apresentar-se como valiosa ferramenta para a promoção da Paz, pois permite que as pessoas assimilem a importância da cooperação, do respeito e do trabalho em equipe, essenciais para a vivência harmoniosa na sociedade. Nesse contexto, a garotada discutirá os subtemas ‘Esporte: valores para toda a vida’, ‘Esporte: momento de lazer em família’ e ‘Esporte: ensinando a conviver’".

Por sinal, ao lançar, na década de 1970, no Rio de Janeiro, a pioneira Campanha LBV — Esporte é Vida, não violência!, a Legião da Boa Vontade trouxe importante contributo ao desporto brasileiro. Por essa e outras iniciativas – em que se alia educação à prática esportiva – fomos homenageados em 14 de abril de 1997 com o Troféu Bola de Ouro. Tive a honra de recebê-lo das mãos do dr. João Havelange – que presidiu a Fifa, órgão máximo do futebol mundial por 24 anos – em cerimônia no Espaço do Centro Cultural Banco Real, em São Paulo/SP. Fomos agraciados por dois anos consecutivos com esse significativo prêmio.

Há mais de 30 anos, o forte apelo socioeducativo da Campanha segue ganhando admiradores e adeptos nos mais diversos segmentos sociais, com grande respaldo da mídia brasileira.

COMBATE À VIOLÊNCIA

No dia 28/2, a violência produziu mais uma vítima. Wallace Maranhão Morais perdeu a vida em um lamentável incidente, em João Pessoa/PB. A Federação Paraibana de Futebol emitiu nota manifestando "profundo pesar à família de Wallace, assassinado neste domingo, fato ocorrido longe das imediações do estádio Almeidão. Esclarece ainda que vem cumprindo todas as determinações legais do Estatuto do Torcedor, visando dar maior segurança: seguro-torcedor, policiamento, ambulância, médicos e enfermeiros. E vai além: a) proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, fato que reduziu incidentes entre torcedores; b) apoia a divulgação da Campanha da Legião da Boa Vontade de combate à violência nos estádios".

O alto valor instrutivo e educacional dessa iniciativa da LBV fica mais uma vez evidenciado quando a Federação Paraibana de Futebol a considera ação preventiva para minimizar os atos de violência.

MENSAGEM DE PAZ

Da Paraíba para Pernambuco. O Portal Boa Vontade destaca: "Na quarta-feira, 3 de fevereiro, Santa Cruz e Sport se enfrentaram no Estádio José do Rego Maciel, o Arruda, em mais uma partida válida pelo Campeonato Pernambucano. A LBV marcou presença com a sua Campanha Esporte é Vida, não violência!. Jovens da LBV fizeram a volta olímpica com a faixa da iniciativa, que tem como finalidade promover a Paz nos estádios e ginásios do Brasil e exterior, recebendo os aplausos dos 45 mil torcedores que compareceram ao ‘Clássico das Multidões’, o conhecido duelo entre as duas equipes. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) apoia a LBV na propagação da mensagem de Paz nos esportes, sempre presente nas partidas dos Campeonatos Estadual e Brasileiro e na Copa do Brasil".

COPA DO MUNDO

No mês de junho, as nossas atenções estarão voltadas para a África do Sul, que sediará a Copa do Mundo. E por falar nisso, Dunga – comandante dos craques brasileiros – ao receber homenagem dos guris da LBV em Gravataí/RS, declarou: "É sempre um prazer estar com as crianças e parabenizar a LBV pelo trabalho que realiza. (...) É um ótimo trabalho o da Legião da Boa Vontade, basta ver a postura desses meninos".

Grato, Dunga, por suas palavras de incentivo. Aqui, fica a nossa torcida pela conquista do hexacampeonato mundial.

MOMENTO ESPORTIVO

Acompanhe o noticiário e os jogos do time do seu coração pela Super RBV de Rádio. Em Porto Alegre, na AM 1.300, temos, de segunda a sexta, das 12 às 13 horas, o Momento Esportivo. Aos domingos, a partir das 15 horas, sintonize as inovadoras transmissões esportivas, sempre com um toque de Espiritualidade Ecumênica. Vale conferir.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br www.boavontade.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios