Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O início deste mês nos faz recordar três luminares da Humanidade: o líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), nascido em Porbandar/Índia, no dia 2; o Codificador da Doutrina Espírita, Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), conhecido pelo nome de Allan Kardec, que veio ao mundo no dia 3, na acolhedora Lyon, França; e Francisco de Assis (1181-1226), que tem o seu dia celebrado em 4 de outubro. Ele é o Patrono da LBV.
AOS DE BOA VONTADE
Em “Ao Coração de Deus — Coletânea Ecumênica de Orações”, versão pocket, lançado na XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2007, fiz constar a “Prece dos Homens de Boa Vontade”, de autoria do Taumaturgo da Úmbria, o qual considero o Santo do Ecumenismo. Apresento-a, a seguir, numa homenagem aos que, sem fronteiras, pelo mundo, difundem os ideais de Amor e Justiça.
“Senhor!
“No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a Paz, a sabedoria, a força.
“Quero hoje olhar o mundo com os olhos cheios de Amor.
“Quero ser paciente, compreensivo, prudente.
“Quero ver, além das aparências, Teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim, Senhor, não ver senão o Bem em cada um deles.
“Fecha meus ouvidos a toda calúnia, guarda a minha língua de toda a maldade.  “Que só de bênçãos se encha a minha Alma.
“Que eu seja tão bom e tão alegre que todos aqueles que se aproximem de mim sintam a Tua presença.
“Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu Te revele a todos”.
É URGENTE REEDUCAR!
Em bela carta, a professora Mariana Malaman, dos Estados Unidos, me relata: “Escrevo para destacar o seu livro ‘É urgente reeducar!’. Comprei aqui em Nova York. Ele tem enriquecido o plano de aula que aplico às crianças para as quais leciono. Logo que o recebi, comecei a lê-lo. Quero parabenizá-lo por esta obra de tanto valor. Não consigo deixar o livro de lado. Leio-o e o releio. Eu o estou amando! (...) Cada vez que o leio e o releio, tenho novas ideias. Ele me inspira. (...) Minha experiência é com crianças de 3 a 5 anos de idade, e, na escola onde trabalho, usamos o currículo chamado The Creative Curriculum. Dedico-me à integração dele com a Pedagogia da Boa Vontade [que propõe um modelo novo de aprendizado, aliando Cérebro e Coração]. O Creative Curriculum apenas me dá a ferramenta para que possa trabalhar com a Pedagogia do Afeto. Fica bem divertido, e as crianças aprendem rápido porque o fazem brincando. (...) Por isso, sou admiradora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico da LBV. Sou uma seguidora dessas ideias e, no ramo da Educação, por onde passar, o nome do educador Paiva Netto sempre será lembrado. Esse seu livro será meu guia pedagógico na minha sala de aula”.
Professora Mariana, sua palavra idealista demonstra que estamos no caminho certo.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios