Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Educando na Fé 04/06/2011  08h50

Igualdade racial

Paiva Netto
Em 20 de julho de 2010, o Brasil deu expressivo passo na área dos direitos dos cidadãos negros. O Estatuto da Igualdade Racial foi sancionado pela Presidência da República.

Recentemente, com muita satisfação, recebi um exemplar do Estatuto com a seguinte dedicatória do ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial — SEPPIR e atual presidente da Fundação Cultural Palmares — FCP, dr. Eloi Ferreira de Araujo: “Ilustre dr. Paiva Netto, um texto que vai ao encontro das causas da LBV e de todos os brasileiros. Um afetuoso abraço, Eloi Ferreira. 19/5/2011”.
Só existe uma raça, a raça universal dos filhos de Deus.
Datas marcantes
O mês de maio é marcante para a Legião da Boa Vontade no Rio Grande do Sul. Três unidades socioeducacionais no Estado comemoraram mais um aniversário de profícua atuação ao lado das camadas mais sofridas da sociedade.
Em Pelotas/RS, o Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição — inaugurado, em 22/5/1955, pelo jornalista, radialista e poeta Alziro Zarur (1914-1979), fundador da Obra — completou 56 anos. No local, temos o programa “LBV — Criança: Futuro no Presente!”, que atende, no período inverso ao escolar, dezenas de crianças de 6 a 11 anos. Destaque também para o “Espaço de Convivência”, que colabora na inserção sociocultural e no fortalecimento da cidadania de adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, por meio da construção de vínculos interpessoais e familiares.
Em Porto Alegre, a LBV celebrou 56 anos na última segunda-feira, 23/5. Além das mesmas atividades que desenvolve em Pelotas, ela realiza, na capital gaúcha, por meio do “Capacitação e Inclusão Produtiva”, cursos voltados para a preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Oferece o programa “Cidadão-Bebê”. Nele, as futuras mamães recebem atendimento social, psicológico, técnico e visitas domiciliares, sem contar as palestras e terapias de que participam.

Por fim, ainda em 23/5, a LBV comemorou 51 anos em Glorinha/RS. Funciona ali importante Centro Comunitário de Assistência Social.
Parabéns a todos, em especial aos colaboradores da LBV. Graças a vocês, ela mantém essas obras que orgulham e dignificam o Rio Grande do Sul.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios