Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dedico ao nobre espírito dr. Bezerra de Menezes (1831-1900) – respeitado homem público brasileiro, que faz jus ao título de Médico dos Pobres, e aniversariava em 29 de agosto – o artigo de hoje.

Amar é uma lei, e se soubermos vivê-la, nos elevaremos, renovando tudo à nossa volta. É semelhante à explosão de átomos de concórdia – portanto, não aos que matam –, iluminação que irá ocorrendo, passo a passo, na medida do nosso merecimento. As transformações dependem de cada um. Reformada a criatura, restaurado o planeta. Contudo, sabemos muito bem que tamanho sucesso não se dá de uma hora para outra. Alguns milênios são insignificantes em cálculo histórico. A maturação das mentes requer esforço, paciência. Descressem, os que nos antecederam, da realidade da vitória à frente do caminho, onde estaríamos? A esperança não pode morrer nunca! Os que desejam que ela tenha fim se equivocam e não o sabem. Procuram arrancar o elã dos corações.

Jesus é o libertador divino. Ele afiançou que se conhecermos a verdade, claro que a divina, ela nos tornará livres. Nada em termos tão apenas materiais concederá ao cidadão a sua carta de alforria. Ninguém aprisiona a alma de um ser humano livre. Gosto de valer-me do exemplo do Gandhi (1869-1948). Muitas cadeias pegou na luta pela independência da Índia. Que realizava então na frieza do cárcere? Escrevia e suas páginas constituíram-se bandeiras libertárias, não somente para o seu povo, como para outras nações. " Ah! Mas a humanidade não mudou muito!" Está-se modificando, sim. Há muita coisa boa que acontece. Todavia, o costume de a tudo ver sombrio não permite que às vezes o percebamos, porquanto exige de nós atenção constante. Por isso, existe um comando ainda invisível que disciplina os seres terrestres em suas confusões, fazendo com que, ao final, a vida prevaleça. De outro modo, a Terra já teria sido consumida pela insensibilidade de alguns. Basta lembrar a situação climática que mundialmente já nos devasta. Quem é porém mais eficiente, o Supremo Criador ou a cobiça desenfreada? Apesar das aparências, a atuação espiritual é bastante eficaz, pois a vida não se encontra aprisionada ao que consideramos definitivo. No entanto, é preciso que queiramos a reforma da convivência planetária. Se não a buscarmos, se permanecermos distraídos, aí os melhores fatos demorarão, tornando-se mais árdua a existência terrena, pela dificuldade de entendermos o que significa ser realmente Filhos de Deus.

Natal Permanente da LBV é sucesso na capital gaúcha

Tem início, em todo o Brasil, mais uma edição da pioneira Campanha Natal Permanente da LBVJesus, o Pão Nosso de cada dia. A meta em 2009 é arrecadar mais de 500 toneladas de alimentos não-perecíveis, para serem doadas, em cestas, a milhares de famílias atendidas ao longo do ano pela Legião da Boa Vontade. Muitos artistas, empresários, profissionais liberais, movidos pela solidariedade, emprestam sua imagem para o vídeo institucional e a sessão de fotos da campanha. A iniciativa visa estimular a comunidade a contribuir para que os programas socioeducacionais desenvolvidos pela Instituição continuem a beneficiar um número cada vez maior de pessoas. O Portal Boa Vontade traz detalhes da mobilização no Rio Grande do Sul: "Diversas personalidades se uniram para apoiar essa tradicional Campanha da LBV. A gravação ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto, nas dependências da Legião da Boa Vontade na capital gaúcha. A ação tem como padrinho e mobilizador social o jornalista Leo Meira. Os apoiadores foram clicados pelo fotógrafo Michael Paz, a exemplo dos apresentadores de TV Volmir Martins, Andressa Ribeiro, Alexandre Mota, Felipe Vieira; do empresário Fábio Gomes; do ex-jogador de vôlei e campeão olímpico Paulão; do grupo Tchê Garotos do Brasil; do radialista e músico tradicionalista Dorotéo Fagundes; do cantor latino-americano Daniel Torres; dos compositores e cantores Fátima Gimenez, Dante Ramon Ledesma e Paullo Costa; do músico e vocalista da Banda Papas da Língua, Serginho Moah; do humorista Jair Kobe; do presidente da OAB/RS Claudio Lamacchia; da juíza de Direito dra. Giovana Farenzena; do músico Charles Master; do jogador de futebol e empresário Danrlei, entre outros. Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Porto Alegre/RS, o Centro Comunitário e Educacional da Instituição está localizado na Av. São Paulo, esquina com a Av. São Pedro, 722 — São Geraldo. Para outras informações, ligue: (51) 3325-7000".

A todos que participam dessa nobre ação social, um pensamento que cunhei há décadas: Quem de si mesmo souber doar, de Deus será digno de tudo receber.

José de Paiva Netto

— Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@uol.com.br www.boavontade.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios