Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), por meio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa "Benedito Camargo Sobrinho" (CCI) da região oeste, realiza nesta quinta-feira (13), às 14 horas, uma sessão de cinema para os frequentadores do Grupo de Convivência, que se reúne semanalmente, para participar de diferentes atividades no espaço municipal. Neste encontro, quando será exibido o filme “Uma lição de vida”, os idosos poderão levar os convidados que desejarem, como familiares e amigos, crianças e adultos menores de 60 anos. Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia. O CCI Oeste fica na Rua Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

Segundo a gerente de Planejamento e Gestão da SMI, Fernanda Serenário, a proposta dessa atividade segue a mesma linha das ações que são desenvolvidas pelos CCIs em Londrina, que tem como foco propiciar ao público idoso momentos de convívio, aprendizado sobre diversas áreas e lazer, atendendo hoje as comunidades das regiões leste e oeste. “O diferencial da sessão de cinema é favorecer a integração entre pessoas idosas e de outras faixas etárias, reforçando a questão do trabalho intergeracional, que traz como perspectiva a mudança do olhar da sociedade para os idosos. A ideia é fortalecer, principalmente com as crianças, o valor do respeito e os benefícios que o contato com outras gerações podem trazer para os idosos”, enfatizou.

A gerente também disse que os CCIs, tanto da região leste como o da oeste, estão buscando diversificar as abordagens e ações que integram a programação, para aproximar ainda mais a comunidade aos idosos que frequentam estes espaços, sendo esta uma proposta que vem sendo trabalhada pela gestão da secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura.

Atualmente, cerca de 40 idosos frequentam, em média, o grupo de convivência do CCI Oeste que se reúne todas as quintas-feiras, a partir das 14 horas. Nos encontros, os idosos têm a oportunidade de participar de palestras e oficinas com temas relacionados à saúde, ministradas por profissionais de diferentes áreas, e também de ações culturais, bailes, momentos de lazer e socialização. As atividades ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e a Unimed Londrina.

O filme “Uma lição de vida” também será exibido no dia 19 de julho, quarta-feira, no Sesc Cadeião. A atividade irá ocorrer às 14 horas, em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso. Nessa ocasião, o evento será aberto apenas ao público idoso, para pessoas acima de 60 anos.

O filme – Lançado em 2009, “Uma lição de vida”, do diretor britânico Justin Chadwick, conta a história de Kimani N'gan'ga Maruge, um octogenário que lutou para aprender a ler e a escrever em seu país e sua história, real, o levou a fazer palestra nos Estados Unidos. O homem de 84 anos é um ex-combatente de um grupo de revolucionários que lutou contra os ingleses pela independência do Quênia. Ele recebe uma carta da presidência de seu país e resolve se matricular em uma escola primária com o objetivo de decifrá-la.

A história acaba chamando a atenção da sociedade e se espalha como notícia, o que gera a inveja da comunidade local e levanta, entre burocratas, a ideia de que Maruge pretende aproveitar a publicidade do caso para tirar benefícios financeiros. Em um contexto ainda impactado pela rivalidade entre etnias, o protagonista recebe o apoio da professora Jane Obinchu.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.