Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 18ª edição do evento terá mais de 60 filmes de curta, média e longa metragens; festival é realizado pela Kinoarte com patrocínio do Promic

Tem início hoje (18), o Festival Kinoarte de Cinema, que chega a 18ª edição trazendo 10 dias de celebração da sétima arte em Londrina. O evento vai até o dia 27 de novembro, com programação repleta de filmes que conseguiram destaque, alguns destes premiados, nos principais festivais de cinema do mundo em 2016.

Ao todo, serão exibidos 64 filmes nacionais e estrangeiros, e mais de 80 sessões, entre obras de curta, média e longa duração. A maior parte dos filmes, inéditos na cidade, serão apresentados no Cineflix do Aurora Shopping (av. Ayrton Senna da Silva, 400 - Gleba Palhano) e no Cine Com-Tour (av. Tiradentes, 1241 - Jardim Shangri-Lá A). O Festival conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Para abrir a 18ª edição do festival, foi escolhido o aclamado  documentário nacional “Martírio”, vencedor do Festival de Brasília no Juri Popular neste ano. A exibição será nesta sexta-feira, às 20 horas. Trata-se do segundo filme da trilogia do diretor e indigenista Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeia. A obra também levou o Melhor Filme na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, além do Prêmio Spcine para o Cinema Brasileiro de Melhor Documentário e o Prêmio do Público. A programação completa do festival pode ser acessada no endereço http://www.kinoarte.org/festival/ .

Outro destaque é o documentário Cinema Novo, dirigido por Eryk Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha. Trata-se de um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos do cinema latino-americano, ocorrido nos anos de 1960. A produtora Joelma Oliveira Gonzaga participará da exibição e fará uma apresentação do filme ao público londrinense.

Mostras - O Festival também terá quatro mostras competitivas de curta-metragens: Londrinense, Paranaense, Nacional e Ibero-Americana. Com 32 filmes, as mostras distribuirão R$ 8 mil em prêmios, além do troféu Udihara para os vencedores de cada categoria.

O evento terá uma programação dedicada ao Dia da Consciência Negra, no domingo (20), com exibição de oito filmes, dentre eles o aclamado documentário Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, que traz como tema a vida e obra do ator Antônio Pitanga. Beto Brant participará da exibição no próximo domingo e conversará com o público.

O esporte também terá destaque no evento com a exibição de quatro filmes realizados por meio do programa Memórias do Esporte Olímpico Brasileiro, do canal ESPN.

Dentre a produção local, destacam-se os documentários  ~Eg~in, realizado na Terra Indígena Apucaraninha, com direção de Luis Henrique Mioto, Eduardo Tardeli e Rafael Sosa; e Dona Vilma, dirigido por Vanessa Santos de Oliveira, sobre a vida e legado de Ya Mukumby, umas das principais líderes do movimento negro em Londrina.

Kinocidadão - O Festival Kinoarte de Cinema mantém outros eventos já tradicionais, como o Kinocidadão, que promoverá 10 sessões gratuitas de cinema para 1.500 alunos de escolas públicas, além de reuniões, debates e bate papos sobre cinema e produção de audiovisuais.

Eventos gratuitos

Competitiva Paranaense de Curtas (sábado, 17h)
Competitiva Londrinense de Curtas (sábado 19h)
Estreia do filme "Laura", de Johnatan Albert Murphy (segunda, 21h)
Sessão Kinocidadão (de segunda a sexta, às 13h30 e 15h30)
Sessão Especial Memória do Esporte Olímpico (sexta, 19h)
Competitiva Nacional de Curtas 1 (sábado 26, 15h)
Competitiva Nacional de Curtas 2 (sábado 26, 17h)
Estreia do filme "Eg In: Nossa Casa" em sessão dupla com "Abigail": (sábado 26, 19h)
Competitiva Nacional de Curtas 3: (domingo 27, 18h)
Competitiva Ibero Americana de Curtas (domingo 27, 19h30)

Realização - O Festival Kinoarte de Cinema é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), produzido pela produtora Filmes do Leste, conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e apoio da Universidade Estadual de Londrina (Casa de Cultura UEL), Aurora Shopping, Cineflix, Viação Garcia e Brasil Sul, Supermercados Viscardi, Refriko, Quadra Construtora, Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, W2 Digital e promoção da RPC.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.