Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As novas gerações cresceram em meio ao ambiente virtual – Imagem por Pixabay

O Brasil nunca esteve tão conectado à internet quanto em 2020, mas esse dado, positivo numa primeira análise, pode enganar quem não se aprofundar a respeito.

Os smartphones e tablets se tornaram tão importantes que passaram a impactar uma série de indústrias e mercados, inclusive. Um dos investimentos mais fortes de marcas de todo tipo são apps mobile especializados para venda; canais de TV e produtoras de filme apostam em streamings que sejam mobile-friendly e alguma das mais comuns perguntas e respostas do bet365 e de outros sites do tipo têm relação ao funcionamento do serviço em versão móvel.

Mas a verdade é que a acessibilidade, embora maior, ainda não chegou para milhões de pessoas carentres, e isso tem especial impacto em crianças e adolescentes de uma geração que praticamente cresceu em meio à internet e o ambiente virtual que ela proporciona.

Além disso, em tempos em que educação à distância passou de opção a necessidade em muitos casos, esse fator pode agravar diferenças já sérias.

Mudanças de hábito no consumo de internet

É difícil definir a internet por si só como “produto a ser consumido”, porque a web ao mesmo tempo é um meio para um fim, mas também uma meta a ser alcançada, e uma que muitas vezes depende diretamente de poder financeiro para ser atingida.

Isso significa que, naturalmente, quem pode acessar a internet muitas vezes é quem tem as condições de comprar os aparelhos requeridos para isso. O campeão do momento é o celular. Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, o principal meio de acessar a web passou a ser o mobile, e isso já em 2017.

Hoje em dia o número é ainda maior. Os smartphones somam 97% como forma de os brasileiros navegarem na internet. Esse dado significa não necessariamente que os computadores estejam saindo de uso (eles ainda representam 50% das conexões), mas sim que o celular se tornou a forma majoritária – em outras palavras, mesmo quem usa o computador, também acaba usando o celular.

Sendo o aparelho mobile muito mais barato do que um desktop ou laptop, principalmente por vir em versões de entrada que são plenamente acessíveis a quem tem menos dinheiro e cumprem as funções básicas – redes sociais e comunicação, via de regra –, esses números ficam mais fáceis de compreender.

Diferenças sociais impactam

O crescimento do acesso, infelizmente, não significa que ele esteja acontecendo de modo igualitário. O primeiro fator é muito simples: dinheiro. A mera conexão da internet pode representar um gasto enorme para uma família ou indivíduo de baixa renda, e acaba sendo algo não visto como prioritário, o que é perfeitamente compreensível.

Esse tipo de “falha social” expõe algumas chagas sérias e que se viram ainda mais nítidas em tempos de pandemia, principalmente no que diz respeito à educação.

Com o fechamento de escolas e faculdades, e solução de diversas instituições, inclusive públicas, foi a adoção do EAD – ensino à distância. Embora bem-intencionado e válido, é uma ideia que potencialmente agrava diferenças sociais de acesso, uma vez que alunos de baixa renda muitas vezes simplesmente não tem o equipamento necessário para assistir às aulas.

Além do custo considerável de computadores e celular, existe o simples fator acesso, isto é, o quanto a conexão de cada aluno é boa, e se a banda assinada é suficiente para que as aulas sejam assistidas e, principalmente, assimiladas com a devida qualidade.

Pouco adianta ter acesso a uma sala de aula virtual se a explicação está numa videoconferência travada, inaudível ou com resolução tão baixa que eventuais escritas sejam ilegíveis.

Como ainda é cedo para saber quando a pandemia vai permitir o retorno, ainda que parcial, às aulas de todos os níveis de ensino, pode ser de começar a se preocupar com a relação direta que ela terá no futuro profissional e acadêmico desses alunos, que podem estar ficando para trás em mais um “front social”, por assim dizer.

Pode ser, por outro lado, que a pandemia e suas consequências tristes sirvam como aprendizado sobre as mudanças que podem e devem ser feitas a curto e longo prazo. Colocá-las na prática, porém, pode ser um pouco mais complicado do que é falar sobre elas.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.