Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O público da região de Londrina terá a oportunidade de assistir na quinta-feira (20 de abril), véspera do feriado, a partir das 19h30 no Centro Cultural Teatro SESI/AML, um show de alta qualidade em um espetáculo no qual o trabalho criativo dos músicos se desenrola ao vivo, diante da plateia. Será uma noite de improvisação livre, com música contemporânea de concerto e muito jazz. Tudo de graça.

No palco estarão o pianista suíço Raphael Südan, um mestre da improvisação, premiado em várias competições internacionais, e os músicos londrinenses do Armila e Mut657, grupos pertencentes ao CLIC - Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea, formado por alunos e professores da UEL e sediado no Departamento de Música e Teatro da Universidade. A produção do evento é da Caracal Produções Artísticas.

“Haverá a performance individual do Raphael Südan e de cada um dos grupos, assim como combinações entre eles e convidados”, explica o professor do departamento de Música da UEL, Fabio Furlanete, que também é membro do coletivo CLIC. “Como o Raphael Südan é um excelente improvisador e intérprete. O público pode esperar uma apresentação de alto nível entre o jazz e a música contemporânea de concerto, adicionando o elemento de imprevisibilidade da improvisação.”

Tanto o Armila, quanto o Mut657, apresentarão obras inéditas de compositores locais. Elas abordam de diferentes formas a abertura para a improvisação dos intérpretes em seus respectivos idiomas. Os compositores são Alexandre Ficagna (docente do Curso de Música da UEL), Arthur Faraco e Scalassara Prando (alunos do Curso de Música e membros do CLIC). “Haverá também a execução, pelo Armila, de uma obra do compositor americano Anthony Braxton.”

Improvisação Musical

O suíço Raphael Südan atua como pianista clássico no palco e também em sala de aula. É Mestre em Performance Musical, premiado em várias competições de Improvisação em Versalhes e Fribourg, professor de Improvisação Musical na Ecole de Musique du Pays-d’Enhaut e Pianista permanente na “La Landwehr”, conjunto musical official da cidade e estado de Fribourg. Além disso é Coordernador de Eventos Europeus e Regente do “Choir Horizon”, de Fribourg.

Esta é a primeira vez que Raphael Südan vem a Londrina, embora tenha apresentado em Brasília, em 2016. “Esperamos mostrar ao público não apenas música de alta qualidade, em performances de nível internacional, mas também um espetáculo no qual o trabalho criativo se desenrola ao vivo, diante do público, com toda a tensão que existe entre o erro e a oportunidade, construindo um jogo cuja face só ficará clara, tanto para nós quanto para o público, ao final da apresentação”, conta Fabio Furlanete.

Financiamento coletivo

Para viabilizar a vinda do pianista improvisador Raphael Südan a Londrina, os promotores do evento estão pedindo a colaboração da comunidade através de um financiamento coletivo. Quem puder ajudar, basta acessar o site abaixo e contribuir!

https://www.catarse.me/pt/clic_e_raphael_sudan

ASCOM

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.