Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Faltando menos de 40 dias para o Campeonato Mundial de Culturismo e Fitness que será realizado em Mumbai-Índia entre 5 e 10 de dezembro, nos deparamos esta semana com um fato inusitado, se é que não poderíamos chamar de 'atitude de desespero' - um dos maiores atletas do mundo em sua categoria, Tricampeão Brasileiro e Top 6 Mundial 2012, o professor-atleta Ricardo Barguine, está fazendo rifas e até uma 'vaquinha online' para conseguir recursos para disputar o mundial.

Atleta da Seleção Brasileira convocado pelo terceiro ano consecutivo por vencer os três campeonatos brasileiros que participou, Barguine está sem qualquer patrocínio e viu que a única maneira de custear a viagem e as despesas, cerca de R$8000, seria contando mesmo com a ajuda e o apoio de seus amigos, fãs das redes sociais e seus inúmeros alunos na universidade em que leciona Física vendendo rifas e recorrendo ao pedido de doação online, a famosa 'vaquinha'.

"Se a triste realidade de um atleta de esporte não-olímpico nesse país é essa, enfrentando dificuldade atrás de dificuldade, e isso me fez chegar a esse ponto, então eu vou fazer e pronto! O governo não faz quase nada em prol da grande maioria dos atletas. Já o setor privado também se limita a ter no seu quadro (ou no seu 'team', como dizem) apenas atletas e personalidades com perfil específico aos seus interesses comerciais. Mesmo assim vou em frente. A maior parte do que conquistei até aqui foi pelo que eu e minha família investimos sozinhos, mas se dessa vez não consigo, também não deixarei de tentar com quem posso." - diz Barguine.

A grande pergunta é: como um país que tem mais praticantes de musculação e ligadas aos esportes fitness do que o futebol, por exemplo, tem um apoio tão restrito por parte das empresas?

"Em qualquer que seja o esporte, o brasileiro se acostumou a achar que temos que ganhar todas as competições internacionais. Mas a realidade mostra que conseguir recursos para custear uma viagem já é uma competição a parte. Talvez a maior delas! Estou acostumado a superar dificuldades e sei que vou conseguir. Meus amigos e alunos estão empenhados e me ajudando no que podem, vendendo rifas para os colegas e divulgando em suas redes sociais. Estamos fazendo juntos o trabalho de formiguinha construindo um castelo." - finaliza o atleta.

Fabiano de Abreu/MF Models Assessoria

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.