Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Guilherme Belarmino levou a melhor na European Cup - Karlovac Open, realizada na Croácia, na categoria Low Kicks até 86kg

O lutador de kickboxing Guilherme Belarmino, de Londrina, adicionou mais um triunfo à sua extensa lista de títulos no último final de semana. No domingo (13), ele venceu a European Cup – Karlovac Open, realizada na Croácia, país com tradição na modalidade. Lutando na categoria Low Kicks até 86kg, o brasileiro derrotou o polonês Marcin Bojarun e garantiu um cinturão inédito para o país. O atleta foi um dos seis representantes do Brasil no evento, que contou com lutadores de 30 países.

Para chegar à conquista, Belarmino disputou duas lutas. A semifinal ocorreu no sábado (12), contra o croata Sanel Halacevic, e a final, ante o polonês, no domingo (13). “Minha primeira luta foi com o atleta da Croácia, onde consegui impor meu jogo. Trabalhei bastante a movimentação, coloquei muitos golpes e acabei vencendo por três a zero, com decisão unânime pelos três árbitros. No outro dia, enfrentei o atleta da Polônia, que havia derrotado um oponente italiano experiente. Foi uma boa luta de decisão, onde consegui encaixar o meu jogo, acertar os golpes, e me sagrei campeão do evento”, detalhou o lutador.

Para Belarmino, a categoria foi ainda mais um desafio, já que costuma competir pesando até 81kg. Dessa vez, o atleta optou por não realizar o habitual corte de peso, visando se preservar, e assim acabou enfrentando adversários mais pesados e, consequentemente, mais fortes.  “Por conta do surto de Covid-19, dessa nova variante, acabei não reduzindo meu peso. Geralmente luto com 81kg, dessa vez lutei com 86kg, que é o meu peso normal. Então não tive desidratação nem nada, não precisei baixar peso. Lutei com 86kg para garantir minha saúde, minha questão de imunidade”, contou.

Além do peso, a categoria se destaca pelo formato. “Low kicks é uma modalidade do kickboxing onde são permitidos golpes do boxe e todos os chutes acima do joelho.  Não são permitidas joelhadas e golpes com o cotovelo”, explicou o lutador.

Belarmino já está acostumado a representar Londrina em âmbito internacional, tendo treinado com o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Prefeitura de Londrina, nos últimos cinco anos. Em 2020, chegou a participar da própria European Cup – Karlovac Open, conquistando o segundo lugar. Para esta edição, o atleta representante do Londrina Kickboxing / Ipec / Junior Vidal / Academia OFF recebeu apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

O lutador vê o incentivo municipal dado pelo Feipe como uma forma de motivar o atleta a crescer na carreira. “O apoio do Feipe é fundamental para o desenvolvimento do esporte. Para o rendimento é muito importante, pois ele possibilita ao atleta ter sonhos maiores”, contou. 

Belarmino ainda fez um apelo: “Acredito que com essa conquista pro Brasil, a gente mostra para a sociedade que o esporte é capaz. Peço, humildemente, para que as empresas apoiem os atletas, para que o governo veja nós atletas como pessoas que vão ajudar as outras a saírem da miséria, da falência, de uma depressão. Então vamos apoiar o esporte, vamos acreditar nos nossos atletas. Agradeço ao apoio, o incentivo, e que isso sirva de exemplo paras as novas gerações”, finalizou.

Samir Kadri/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.