Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Seis atletas do Paraná e um técnico foram convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que acontecem em São Paulo, de 20 a 25 de março. Dos seis atletas, cinco foram bolsistas do Talento Olímpico do Paraná até a edição 2016. O programa concede bolsas para atletas e técnicos paranaenses, para apoiar o desenvolvimento nos esportes. 

Representarão o Brasil Maxiel Ukrasheski e Lucas Fernando dos Santos, do atletismo; Jhonatan Reway e Vitória Ribeiro, da natação; e Melanie Burlamarqui, do tênis de mesa. Além deles, o técnico de vôlei sentado, Antônio Jacinto dos Santos, de Maringá - e também bolsista TOP, foi convocado.

BONS RESULTADOS - Os dois atletas de natação convocados estiveram na Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná nesta segunda-feira (06 de março) para anunciar a notícia ao secretário Douglas Fabrício.

Jhonatan Reway e Vitória Ribeiro, do Instituto Reagir, esperam bons resultados na competição. Eles estavam acompanhados do novo presidente do Instituto Reagir, Marcelo Francisco de Oliveira, e da Neide Caetano, ex-presidente da instituição. O Instituto Reagir, de Pinhais, vem capacitando jovens atletas de natação, atletismo e vôlei sentado.

“O carro-chefe do Instituto Reagir é a natação. Conseguimos fazer os dois atletas paranaenses conquistarem a oportunidade de disputar esta importante competição. Já estamos desenvolvendo também o vôlei sentado e o atletismo, que vão gerar bons frutos para o ciclo paralímpico de 2020”, disse o presidente da entidade.

A atleta Vitória Caroline da Silva Ribeiro está no TOP há cinco anos. Ela reconhece a importância do programa em sua formação. “É essencial este apoio para podermos nos desenvolver. Estou bem otimista e com expectativa de trazer o ouro do Parapan”, afirmou.

O nadador Jhonatan Reway, que também completou cinco anos no programa, tem esperança de conquistar a medalha de ouro. “Comecei do zero e reconheço que ajudou muito no que precisamos para ter a prática adequada na piscina. Vamos nos dedicar para trazer nossa medalha”.

O secretário Douglas Fabrício comemorou a concretização dos bons resultados do programa Talento Olímpico do Paraná e o empenho do Instituto Reagir. “É uma alegria grande poder observar os resultados dos investimentos no esporte no Paraná. O programa TOP, criado pelo governador Beto Richa, é sucesso nacional. É gratificante ver atletas que são apoiados desde início da carreira conseguirem chegar a uma competição tão importante como o Parapan”, argumentou Douglas.

PARAPAN-AMERICANOS - Ao todo, 174 esportistas das 12 modalidades disponíveis no programa defenderão o Brasil na competição. Além dos competidores, a delegação ainda conta com 79 oficiais e oito acompanhantes.

Onze modalidades serão disputadas no moderno Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em maio de 2016. Apenas o tênis em cadeira de rodas terá as partidas no clube Esperia.

Há quatro anos, em Buenos Aires, o Brasil liderou o quadro geral de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos, com 209 conquistas, sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.