Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os atletas paranaenses que se destacaram nos Jogos Pan-Americanos de 2015 terminaram a competição com a conquista de 25 medalhas. Da comitiva brasileira, que foi composta por 590 atletas, 39 nasceram ou treinaram no Paraná. Eles conquistaram dez medalhas de ouro, cinco de prata e dez de bronze. O Pan-Americano de 2015, realizado em Toronto, no Canadá, terminou neste domingo (26), depois de 16 dias de competição. O Brasil encerrou a competição na terceira colocação no quadro geral de medalhas, com 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. 

O Paraná teve representantes no atletismo, canoagem, ciclismo estrada, ciclismo pista, esgrima, futebol feminino, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, softbol, tiro esportivo e vôlei masculino. Onze atletas paranaenses ou federados pelo Estado que estão na competição continental foram bolsistas na edição 2013/2014 do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), o maior programa estadual de bolsas para atletas do País. 

"Estamos muito felizes com o desempenho de nossos atletas no Pan-Americano, fato que reforça o nosso empenho em transformar o Paraná numa referência vitoriosa do esporte olímpico e paralímpico no País”, disse o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício. “Tivemos sete medalhas de bolsistas da última edição do TOP 2016. É o maior programa de bolsas-atleta entre todos os estados brasileiros, indo já para a sua 4ª edição”, comemora o secretário. 

GINÁSTICA – A modalidade mais premiada foi a ginástica rítmica, com oito medalhas. As atletas de Cambe, Beatriz Pomini, Débora Falda e Dayane Amaral receberam em grupo quatro ouros e duas pratas. A ginasta de Toledo, Angélica Cristine Kvieczynski, apoiada pelo governo estadual, recebeu duas medalhas de bronze individualmente no arco e na fita – a 100ª medalha do Brasil na competição. 

As ginastas cariocas Daniele Hypólito e Lorrane dos Santos Oliveira foram bronze geral por equipe na ginástica artística. Elas são federadas pelo Paraná e foram bolsistas do TOP. 

Também tiveram paranaenses nos pódios de esportes de equipe. Amanda Claudino de Andrade, de Iporã, e Célia Janete da Costa Coppi, de Iretama, ganharam o ouro no handebol feminino em cima da Argentina no sábado (25). No domingo (26), foi a vez do handebol masculino bater a Argentina, garantindo a medalha de ouro para o maringaense Henrique Selicani Teixeira. 

No futebol feminino, um dos destaques do Brasil no Pan, também tem uma paranaense com a medalha de ouro, a volante Thaísa Moreno, natural de Xambrê. O jogador Rafael Rodrigues de Araújo, de Umuarama, conquistou a medalha de prata com a seleção masculina de vôlei. 

TOP 2016 – Outro paranaense premiado nos jogos é o atirador Cássio Cesar de Mello Rippel, de Ponta Grossa. Na sexta-feira (17), ele conquistou a medalha de ouro na carabina deitado 50 metros. De quebra, bateu o recorde pan-americano da modalidade. Rippel foi bolsista do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) e é uma das promessas do Brasil para a Olimpíada do Rio, em 2016. 

Roberto Maehler, também de Cascavel, conquistou a prata no K4 1.000 metros. Ainda na canoagem, Vagner Junior Souta (Cascavel) recebeu uma medalha de prata e uma de bronze e Felipe Borges da Silva, de Foz do Iguaçu, na modalidade slalom. Na natação, o Paraná conquistou uma medalha de ouro com o curitibano Henrique Rodrigues nos 200 metros medley. 

VAGA NAS OLIMPÍADAS – Além dele, outros atletas da última edição do TOP 2016 alcançaram o pódio. A cascavelense Ana Paula Vergutz, da canoagem, faturou o bronze no K1 500 metros. Agora, a meta dela é conseguir uma vaga para as Olimpíadas no próximo campeonato mundial da modalidade. “É o colher do fruto de um trabalho que deu certo. Espero que o bom resultado sirva de espelho para os atletas que estão começando a praticar essa modalidade”, disse. 

Quem já está com uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, é a atleta Flávia Maria de Lima, bronze nos 800 metros do atletismo no Pan. A paranaense de 22 anos completou as duas voltas em 2:00.40, melhor tempo de sua carreira. Com o resultado, Flávia também ratificou os índices para o Mundial de Pequim, em agosto deste ano. 

"Estou muito feliz com a marca e principalmente com a medalha. Um lugar no pódio era o meu grande objetivo. Agora, quero correr a prova em menos de 2:00.00 e no ano que vem a luta será para bater o recorde brasileiro", comentou a corredora, referindo-se à marca de 1:58.27, que desde 1995 pertence a Luciana de Paula Mendes. 

O PROGRAMA – O TOP 2016 é uma iniciativa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio direto da Copel, além de incentivos fiscais. 

Nesta semana, os nomes dos bolsistas selecionados para a edição 2015 do TOP 2016 serão divulgados. A Comissão Estadual de Avaliação se reúne desde a semana passada para selecionar e homologar os bolsistas. Assim que os trabalhos terminarem, os nomes serão divulgados no site da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.