Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ciclismo brasileiro começou bem o primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano, no México. Foram três recordes quebrados e uma medalha de bronze conquistada na prova de Velocidade por Equipes masculino. As provas de ciclismo começaram nesta quarta (10) e seguem até o próximo domingo (14). O evento esta reunindo mais de 400 ciclistas de 27 países, sendo considerado o maior Pan de toda a história.

A corrida do Ciclismo de Pista pelas vagas olímpicas Rio 2016 começou a todo vapor em Aguascalientes. A Seleção Brasileira entrou a primeira vez no Velódromo pela manhã, para conquistar a quinta posição na prova de Perseguição Por Equipes masculino. A equipe formada por Gideoni Monteiro, Leandro Alves, Thiago Nardin e Endrigo Pereira, não subiu ao pódio, mas comemorou bastante o novo recorde brasileiro de 4min05s. O ouro ficou com a Colômbia (3min57s), a prata com a Argentina (4min01s) e o bronze com a Venezuela (4min02s).

Segundo o técnico Emerson Silva, com o tempo atingido, seria possível estar entre as oito melhores seleções na Copa do Mundo. "Fizemos um tempo muito considerável na prova de Perseguição. Com essa marca, poderemos ficar entre as oito melhores seleções nas próximas etapas da Copa do Mundo. Os atletas da  Velocidade por Equipe também fizeram uma excelente prova e estão de parabéns pela medalha conquistada", destacou Emerson Silva, técnico da seleção.

Primeira medalha

Animada pelos tempos cravados durante as etapas classificatórias, a equipe brasileira de Velocidade Por Equipe entrou na fase final confiante. Os ciclistas Flávio Cipriano, Diefferson Borges e Kacio Freitas, conquistaram a primeira medalha brasileira na competição ao marcarem 43s660 e ficar com o bronze. A disputa ocorreu contra a seleção argentina, quarta colocada (43s889). O primeiro lugar ficou com a Venezuela (43s111), seguida pela Colômbia (43s154).

O jovem talento do ciclismo de pista brasileiro, Kacio Freitas, de apenas 20 anos, integrou a equipe de velocidade e comemorou bastante, atribuindo o resultado ao trabalho de preparação realizado pela CBC. "Estou muito feliz pela prova que fizemos hoje. A equipe esta forte e acredito que ainda teremos outros grandes resultados nos próximos dias. Também é preciso destacar que esses resultados só estão sendo alcançados devido ao excelente trabalho de preparação que a Confederação Brasileira de Ciclismo e a Caixa Econômica Federal proporcionou na Suíça. Se não fosse isso, estaríamos muito longe de brigar por uma medalha em uma competição tão disputada como esta sendo esse Pan", declarou Kacio Freitas.

As brasileiras Gabriela Yume e Wellyda Rodrigues também competiram pela primeira vez no Pan. As duas atletas fizeram a prova de Velocidade Por Equipes feminino e concluíram a disputa na sétima colocação. A medalha de ouro foi conquistada pela Colômbia, seguida por Venezuela e Cuba. Com os resultados, a Seleção Brasileira termina o primeiro dia de Pan com uma medalha conquistada e sete vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Nesta quinta, 11, os brasileiros voltam a brigar por medalhas nas provas de 500 metros Contra-Relógio feminino, Perseguição Individual masculino e Keirin masculino. As provas acontecem a partir das 11h, horário de Brasília.

A equipe brasileira de Ciclismo de Pista que está participando do Campeonato Pan-Americano 2014 é formada por: Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Diefferson Borges, Thiago Nardin, Gideoni Monteiro, Endrigo Pereira, Leandro Alves e Joel Prado, no masculino. Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues integram a equipe feminina. A comissão técnica é composta pelo técnico Emerson Silva, o supervisor técnico Miguel Torres (membro do Centro Mundial de Ciclismo da UCI), o fisioterapeuta Jivago Salinet e o mecânico Evandro Oliveira.

Imprensa/CBC
#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.