Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As Confederações Brasileiras Olímpicas das modalidades presentes nos Jogos Escolares da Juventude estão cada vez mais de olhos abertos para os talentos revelados nas etapas de 12 a 14 anos do evento. Membros das comissões técnicas das seleções da categoria veem nos Jogos a oportunidade de formar a base do esporte brasileiro, oferecendo espaço e treinos de alto rendimento.

Ao final desta edição dos Jogos Escolares da Juventude, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgará uma lista de 40 atletas convocados para uma semana de treinamentos no CT de Saquarema (RJ), a casa do voleibol brasileiro. Os responsáveis pela escolha dos 20 meninos e 20 meninas são Vinícius Gamino Gomes, técnico da seleção brasileira infantil, e João Luís Klein, o Juca, assistente técnico da seleção feminina juvenil de vôlei. O intensivo está programado para a última semana de novembro.

Esta será a terceira seleção formada a partir dos jogos de 12 a 14 anos. Juca, que está de olho nas meninas, diz que a lista, que será divulgada na premiação da modalidade, neste sábado, dia 13, está quase fechada. Ele não descarta a possibilidade de atletas da Terceira Divisão serem chamadas. “Independe da Divisão que a atleta esteja. Procuramos jovens que possuem o biótipo para o vôlei, mas que saibam os fundamentos, que tenham domínio de jogo e controle da bola”, destaca.

Preocupado com o futuro do esporte no Brasil, o assistente afirma que, no mercado internacional do vôlei, o que está em evidência é a característica física das jogadoras. Altas ou baixas, para a seleção escolar o que importa é a dedicação. “Em todo o mundo, atletas mais altas se destacam. Aqui nos Jogos Escolares, consigo escolher meninas altas, com técnica, e mais baixas, que também cumprem todos os requisitos da modalidade”, aponta.
Para Vinícius Gamino Gomes, a semana de treinamento na casa do voleibol brasileiro será uma experiência única e muito enriquecedora para a carreira esportiva dos jovens. Os 40 convocados treinarão em ritmo de seleção e com os melhores profissionais do País. “É um momento em que passamos conceitos técnicos e táticos para a formação esportiva dos atletas. Além disso, essa semana servirá de avaliação para as próximas convocações das seleções infantis.”

Os olheiros da CBV reconhecem que o nível da competição está melhor a cada ano. Para eles, em 2014 será mais difícil fechar a lista dos convocados. “Em relação aos outros anos, as equipes estão mais estruturadas, de maneira geral, com times mais organizados. Neste ano, os jogos estão mais disputados. Isso mostra a evolução do esporte dentro do ambiente escolar”, revela João Luís Klein.

Representando a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Jordi Ribera, técnico da seleção masculina adulta, é um dos cabeças do esporte brasileiro que tem acompanhando as disputas em Londrina. Para ele, esse é o melhor momento de selecionar atletas para a base da seleção. “É uma oportunidade única que temos de estar em um torneio com duração de uma semana, analisando e fazendo o acompanhamento de jovens atletas do país inteiro”, diz.

Os Jogos Escolares da Juventude revelaram 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Dos 97 atletas do Time Brasil que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, em agosto, 54 passaram pela competição estudantil nacional.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Assessoria COB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.