Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em intercâmbio há quatro meses na Suíça, Gabriela Yumi está confiante na competição, que vale vaga nos Jogos de Toronto 2015

A ciclista maringaense Gabriela Yumi participa do Campeonato Pan-Americano em Aguascalientes, no México. A competição,teve início ontem e prossegue  até domingo (14), e é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

O Pan-Americano é uma das principais competições do calendário mundial e  será um dos últimos testes da equipe antes de disputar a Copa do Mundo 2015/2016. Será a primeira competição valendo pontos para a classificação olímpica. Por isso, todos os principais atletas do Brasil estão na lista da delegação que conta com dez ciclistas no México. Além de Gabriela Yumi, a equipe é composta por Wellyda Rodrigues, Flávio Cipriano, Kacio Freitas e Diefferson Borges.

Os atletas integram o Projeto de Intercâmbio da Confederação Brasileira de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, que tem como principal objetivo alcançar a classificação olímpica Rio 2016. Durante essa caminhada, está sendo realizada uma preparação extensiva, oferecendo toda a infraestrutura necessária incluindo intercâmbios nos principais Centros de Treinamento, participação no calendário internacional e acompanhamento diário por uma equipe multidiscilpinar na rotina exercida pelos ciclistas da seleção.

Outra parte do grupo também fez uma preparação especifica para a competição. Os atletas fundistas ficaram reunidos do Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, em Maringá, durante mais de 30 dias, e durante este período intensificaram os treinamentos pensando em um pódio no Campeonato Pan-Americano. Gideoni Monteiro, que já foi campeão Pan-Americano em 2011 é um dos nomes fortes da equipe. Thiago Nardin, Endrigo Pereira, Leandro Alves e Joel Candido completam a lista.

Para a maringaense Gabriela Yumi, o campeonato é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam e evoluíram durante o período de intercâmbio no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça, onde o time estava há quase quatro meses treinando. As primeiras disputas acontecem nesta quarta, com provas de Perseguição por Equipes, Velocidade por Equipes e Scratch.

A Seleção Brasileira estará sendo comandada pelo técnico Emerson Silva, que acompanhou de perto os treinos da equipe que estava em Aigle, na Suíça. “Trabalhamos duro para poder chegar a uma excelente forma aqui no México. Mas sabemos que precisamos atingir um nível ainda maior durante os próximos meses, quando iremos participar das etapas da Copa do Mundo. Esse será o maior Pan-Americano da história, com mais de 400 atletas e 27 países. Nossa meta é estar entre os primeiros”, diz Silva.

Além do treinador, os brasileiros ainda terão a supervisão técnica do espanhol Miguel Torres, membro do Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional (UCI) e do fisioterapeuta Jivago Salinet e do mecânico Evandro Oliveira. 

Vera Barão/Asimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.