Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após ouro no contrarrelógio, atleta da Rio2016 vence também a prova de resistência em Joinville

Clemilda Fernandes ganhou pela terceira vez o título da prova de resistência na elite feminina do  Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada em Joinville (SC) neste último final de semana. O resultado vem para coroar a boa fase da goiana, que irá representar o País na prova de resistência dos Jogos Olímpicos do Rio2016.

Aproximadamente 70 ciclistas largaram para o percurso de 7 voltas, totalizando 112km pedalados. As atletas arriscaram fuga desde o início da prova, mostrando que a disputa não seria nada fácil até o fim. Janildes Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo) e Wellyda Rodrigues (Memorial/Santos) abriram vantagem e conseguiram assumir a liderança da prova na terceira volta, ficando 1min30s de distância, mas o pelotão principal seguiu num ritmo intenso, neutralizando o ataque. Na quarta volta, Clemilda Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo), que no dia anterior ficou com o ouro da prova de contrarrelógio, optou por uma estratégia agressiva e partiu para o ataque, seguida por Cristiane Pereira (Funvic Soul Cycles/São José dos Campos), Ana Paula Polegatch (Memorial/Santos) e Taise Maiara. O quarteto seguiu pedalando forte nas voltas seguintes e chegou a abrir 7minutos de vantagem para o pelotão, deixando a decisão da prova para a última volta.

Após sucessivos ataques nos 15km finais, Clemilda mostrou porque é atualmente a melhor atleta feminina da elite do país na prova, e no sprint final garantiu a vitória, com o tempo de 2h53min27s. Ana Paula Polegatch ficou com a prata (2h53min28) e Taise Maiara com o bronze (2h53min29s071), a poucos milésimos de Cristiane, quarta colocada (2h53min29s731)

"Hoje eu tenho muito a agradecer a minha irmã, que fez uma excelente prova, colocando todas as equipes para trabalhar no início da prova. Quando o pelotão conseguiu capturá-la, eu estava me sentindo bem, fazendo uma boa prova, então aproveitei a oportunidade para dar o contra-ataque. Treinei muito duro para estar aqui, ando muito concentrada para alcançar meu sonho, que é uma medalha na Rio2016. O ciclismo brasileiro merece, o povo brasileiro também quer ver esse espetáculo e vou dar o máximo de mim para conseguir atingir minha meta", contou a atleta, que em agosto disputa sua terceira Olimpíada da carreira. "Agradeço imensamente todos meus apoiadores e a CBC pelo trabalho que vem realizando. No que depender de mim, farei meu melhor para conquistar uma medalha para o Brasil em agosto."

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2016 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e apoio da Policia Militar, Detran/Joinville.

Vera Barão/Asimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.