Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começam hoje (02) em Curitiba os 5º Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - Parajaps, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo. A abertura oficial será às 19h30, no ginásio principal da Universidade Positivo. As disputas das modalidades começam no sábado (3), pela manhã e as competições seguem até terça-feira (06).

São cerca de 1.300 atletas de 40 municípios paranaenses disputando 15 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futsal DI, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol DI, natação, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

A participação é recorde. Em 2015, foram 1.100 atletas de 35 municípios. "A realização dos Parajaps fecha 2016 como um dos anos mais brilhantes na história do esporte paranaense, depois de nossa excelente participação na Olimpíada e, especialmente, na Paralimpíada no Rio", afirmou o governador Beto Richa. "E este número expressivo de municípios e atletas reunidos em Curitiba confirma ainda mais a pujança do paradesporto no Estado", acrescentou.

INOVADOR - O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, falou sobre a importância do evento: "O Parajaps é um projeto inovador. E este ano em especial, com a Paralimpíada no Brasil, temos uma expectativa muito positiva, porque, além da grande participação dos atletas do Paraná na Rio 2016, sentimos também o interesse da comunidade em valorizar o esporte."

Além da briga por medalhas em cada modalidade, a disputa será intensa pelo título de campeão geral. A delegação de Curitiba, anfitriã da competição, entra como favorita e quer conquistar pela quinta vez a primeira colocação. 

“A expectativa é grande, pois pelo segundo ano consecutivo estamos realizando os Parajaps na capital. Contamos com o apoio da Universidade Positivo e também da Prefeitura de Curitiba. Tudo está encaminhado e algumas coisas serão diferentes do ano passado”, comentou Vinícius Marques de Souza, supervisor de Esporte de Rendimento da Secretaria do Esporte. “A natação, por exemplo, será no Clube Curitibano, junto com o Campeonato Brasileiro Juvenil da modalidade. Outro fator importante a se destacar é que atletas, técnicos, dirigentes, arbitragem e equipe de apoio ficarão em hotéis. Ou seja, estamos fazendo um trabalho para que tudo seja realizado da melhor maneira possível”, afirmou ele.

DEDICADO - O coordenador do paradesporto no Paraná, Mário Sérgio Fontes, disse que o Parajaps chegou para suprir uma lacuna do esporte paranaense: “Estamos na quinta edição e teremos cerca de 1.800 pessoas envolvidas nos jogos. Um grupo realmente dedicado ao paradesporto do Paraná. Conseguimos preencher esta lacuna que faltava na nossa organização esportiva. Hoje o Paraná pode afirmar que tem uma competição voltada ao alto rendimento para a pessoa com deficiência. O Estado, portanto, volta a ser um celeiro de atletas que participam de torneios nacionais e internacionais. Para se ter uma ideia, na Rio 2016, tivemos 16 atletas e 2 técnicos federados no Paraná".

Os representantes na Rio 2016 são bolsistas do Talento Olímpico do Paraná - TOP, cujo patrocínio é da Copel, sendo o maior programa estadual de incentivo ao esporte do país. 

Sete dessas estrelas paranaenses estarão presentes no Parajaps, o que demonstra a força e relevância da competição. Veja quem são e os resultados obtidos na Paralimpíada: 

Daniel Jorge, Anderson Silva e Carlos Jacó, quartos colocados com a seleção brasileira de vôlei sentado

Beatriz Carneiro, 5ª colocada nos 100m peito

Claudio Segatto, 7º colocado, classe 5, no tênis de mesa em cadeira de rodas

Mari Santilli, semifinalista na paracanoagem, classe KL3 200m

Edevaldo Pereira, 7º colocado no lançamento do dardo, classe F44

Outros 42 atletas bolsistas do TOP competirão no Parajaps. 

Além da Universidade Positivo e Clube Curitibano, os jogos também serão disputados na Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), Clube 3 Marias, Copel, Parque Barigui e Parque Iguaçu. 

O Parajaps 2016 é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, Universidade Positivo e do município de Curitiba.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.