Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto determina, entre outros pontos, a criação de polos regionais de desenvolvimento de atletas e para-atletas, que ofereçam equipamentos, alojamento, alimentação e orientação médica

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria o Projeto Nacional de Prática de Esportes e Desenvolvimento de Atletas e Para-atletas (PL 3789/12).

Esse projeto prevê a promoção de atividades esportivas em escolas, clubes e espaços públicos, destinadas a pessoas de todas as faixas etárias, em especial às crianças e aos adolescentes. A proposta também exige que esses locais tenham profissionais para orientar pessoas com deficiência e idosos na prática de esportes.

Outra medida prevista é a atuação de profissionais para identificar estudantes com potencial de participar de competições esportivas e de se tornar atletas ou para-atletas.

Polos regionais
O projeto determina a criação de polos regionais de desenvolvimento de atletas e para-atletas, que ofereçam equipamentos, alojamento, alimentação e orientação médica.

Os estudantes que frequentarem os polos deverão estar matriculados e frequentar regularmente a escola, além de manter suas notas com média igual ou superior à exigida para aprovação.

Convênios e incentivo
Para atingir os objetivos do projeto, o Ministério do Esporte poderá celebrar convênios com entidades públicas e privadas.

Em regulamento posterior, o governo também poderá estabelecer uma política de incentivos, por meio de bonificação tributária às pessoas físicas e jurídicas que investirem no projeto.

Além disso, a União poderá celebrar convênios com instituições privadas de ensino para instituir bolsa de estudos aos integrantes do programa de desenvolvimento de atletas e para-atletas.

Qualidade de vida
O autor do projeto, ex-deputado Jonas Donizette, ressalta que a prática esportiva gera benefícios diretos à saúde e à qualidade de vida da população, além de contribuir para a construção do caráter e afastar os jovens da dependência de drogas.

O relator do projeto na Comissão do Esporte, deputado Valadares Filho (PSB-SE), apresentou parecer favorável ao texto. Ele diz que a proposta vai beneficiar, especialmente, as pessoas “que estão nas camadas sociais mais pobres, nos municípios mais longínquos, que não têm quadras poliesportivas”.

Situação atual
O diretor do Centro Educacional 7 de Taguatinga (DF), Genovaldo Aragão, afirma que, atualmente, falta verba e estrutura para que a escola possa desenvolver um bom trabalho com os alunos que querem praticar esportes.

Segundo ele, uma das necessidades de sua escola é uma segunda quadra coberta, que atenderia alunos no turno oposto ao que estudam. "A gente atende uma clientela, à tarde, de alunos que já são tri-repetentes e que se envolvem muito com drogas. Se a escola tivesse dinheiro para investir em outra quadra coberta, com um profissional para atendê-los no contra turno, seria bem interessante", declarou.

Tramitação
O Projeto de Lei 3789/12 foi aprovado pela Comissão do Esporte no último dia 29 de outubro e ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.