Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cinco atletas paranaenses e um técnico foram convocados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para participar do II Camping de Treinamento de Judô Escolar, que acontecerá no Rio de Janeiro. O evento é uma das atividades preparatórias da Seleção Brasileira de Judô Escolar. Entre 12 e 17 de julho, os atletas vão participar de treinamentos teóricos e práticos com os técnicos da Confederação. 

A Seleção Brasileira de Judô Escolar foi convocada por técnicos da CBJ durante os Jogos Escolares da Juventude 2016 – Etapas de 12 a 14 e 15 a 17 anos, promovidos pelo COB. Os cinco paranaenses chamados foram campeões em suas categorias nos Jogos Escolares do Paraná no ano passado e representaram o Paraná nos jogos nacionais. 

“Em 2016, pela primeira vez, nossos estudantes-atletas foram campeões nacionais dos Jogos Escolares da Juventude na etapa de 12 a 14 anos e vice-campeões na etapa de 15 a 17 anos. Isso demonstra a qualidade de nosso esporte escolar”, comentou o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício. “O Governo do Estado investe cerca de R$ 15 milhões por ano na realização dos Jogos Escolares do Paraná justamente por considerar o esporte fundamental na vida do cidadão desde a fase estudantil. Eu parabenizo nossos atletas e o técnico convocados”, concluiu. 

Entre os atletas que disputaram a etapa B, de 12 a 14 anos, foram chamados Arthur de Moraes Gomes Gottheiner, da Escola Criarte, de Maringá; Thales Henrique Bueno Alves, do Colégio Evangelium, de Curitiba; e Bruna Kauana Paranhos Nascimento, da Escola Estadual Elvira Balani dos Santos, também de Maringá. 

Os atletas de 15 a 17 anos (etapa A) convocados são Bruna Flores Bereza, do Colégio Estadual Tatuquara; e Lucas Henrique Silva Lemanczuk, do Colégio Stella Maris, ambos de Curitiba. Hélio Ney Prado Fabri, do Colégio Bom Jesus, foi o técnico chamado para o Camping. 

“Minha meta para este ano é ir para o campeonato mundial e ser campeão da seletiva nacional da base”, comenta Lucas, que comemorou a convocação. “Eu achei muito bom para somar aos meus treinos diários, e creio que fará diferença nas próximas competições”, conclui. O atleta, que está na Alemanha disputando o International Masters Bremen de Judô, foi campeão dos Jogos Escolares do Paraná 2016 na categoria leve, até 66 kg. 

Lucas, Thales e Bruna Bereza foram bolsistas do Talento Olímpico do Paraná – TOP, programa do Governo do Estado, mantido com recursos da Copel, que concede bolsas mensais a 1,6 mil atletas que se destacam em suas modalidades, em todas as fases da carreira.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.