Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Canção Nova Minas conversou esta semana com José Souza, atleta amador, que tem usado o esporte como fator importante para mudança de vida e aliado na disciplina na vida espiritual.

Nome: José Marcos Joaquim Souza
Cidade: Contagem (MG)
Idade: 48 anos
Atleta amador a 2 anos

Recentemente o atleta retornou de uma prova realizada em Buenos Aires, Argentina. Atualmente se prepara para uma maratona.

Por que o senhor decidiu praticar esportes?

José Souza: Sou militar aposentado, e isto sempre fez parte da minha vida, desde os 18 quando fui servir ao exército.

E por que escolheu a corrida?

José Souza: No exército fazíamos muita atividade física, e dentre elas, havia a corrida e o futebol. Durante alguns anos praticava corrida e jogava futebol ao mesmo tempo. Há dois anos, fiz a opção somente pela corrida.

Quais os benefícios que o esporte tem proporcionado para o senhor?

José Souza: O esporte, principalmente a corrida, serve como uma terapia. Só quem corre consegue perceber este benefício, pois às vezes estamos chateados ou magoados com algo e a corrida trás o alívio para o momento. É uma sensação indescritível, precisa-se sentir como é bom correr e fazer algo em prol de uma vida saudável.

E como cristão, quais as características de atleta podemos utilizar em nossa caminhada?

José Souza: A corrida tem muita relação com nossa vida de cristão, pois na corrida exige-se muito treinamento, dedicação, disciplina e obediência. Para quem gosta de correr e participar de corridas, nós temos a largada, o meio e o fim que é a chegada. Isto tem relação com nossa vida religiosa, porque na igreja precisamos estudar e ler muito, não podemos ser pessoas desanimadas que desistem por qualquer motivo. Então, a minha vida de corredor e a minha vida de cristão está interligada nessas questões de ter disciplina, determinação e na vontade. Sempre falo com as pessoas, eu corro no mundo, mas não sou do mundo. Sou de Jesus.

E o que dizer para pessoas que tenham dificuldades de praticar esportes?

José Souza: Inicialmente, todos que querem praticar alguma atividade física, precisam passar por uma avaliação clínica com o médico, para perceber como está a sua saúde e qual tipo de esporte podem praticar, pois nem todos podem praticar o esporte de acordo com sua vontade, mas sim, de acordo com sua saúde e consentimento médico através da avaliação.

E para aqueles que estão começando a praticar algum esporte, por exemplo, a caminhada? Quais as dicas que o senhor pode dar?

José Souza: A caminhada exige pouco esforço, mas fica a dica para antes de iniciar passar pelo médico. Fazer os exames necessários, para saber se você está apto para fazer caminhada. Infelizmente, muitas pessoas não podem fazer, necessitando praticar outra atividade física, como por exemplo, a natação, peteca. Dependerá da avaliação médica para cada pessoa, feita por um profissional competente.

Gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para este dia dedicado ao atleta (10/01). Para pessoas que praticam algum esporte.

José Souza: A mensagem que eu quero deixar, é que vale a pena. Vale a pena praticar atividade física, no meu caso a corrida, porque a corrida significa a nossa vida no dia-a-dia, pois é com muita luta e muita dedicação. Hoje estou com uma meta para fazer minha segunda maratona, e eu sei o que isto significa. Maratona é o que nós vivemos todos os dias nas nossas vidas, muita dificuldade, luta e resistência, força de vontade para que tenhamos sempre um objetivo: o fim, a recompensa, e nada melhor que ser recompensada com a vitória. No meu caso, a maior vitória que quero ser recompensado, é com a Vida Eterna.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.