Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sede da competição pelo segundo ano seguido, Londrina entrega mais uma edição de sucesso dos JEJs

Por dez dias Londrina esteve repleta de sotaques de jovens do país todo. Foram personagens de todas as regiões do Brasil que trouxeram as suas histórias de superação, dedicação ao esporte e a expectativa de levar uma medalha para casa. Nem todos subiram ao pódio dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), mas a experiência de conhecer pessoas diferentes, uma nova cidade e vivenciar a maior competição nacional de esporte estudantil ninguém tira deles.

Cerca de seis mil pessoas passaram por Londrina durante o período dos Jogos. Foram dias de disputas intensas, entrega dos atletas e troca de experiências entre os técnicos. Os JEJs envolvem por volta de dois milhões de jovens todo o ano. As primeiras etapas são municipais, regionais e estaduais. Os campeões de cada etapa vão se classificando até chegarem à fase nacional. Desde o início do projeto, há 11 anos, o evento envolve 19 milhões de crianças e adolescentes.

Mais do que a competição esportiva, os Jogos têm papel fundamental na formação das crianças e adolescentes que passam pela competição. O evento conta com um centro de convivência temático que oferece atividades educativas e culturais aos participantes. O tema deste ano foi igualdade de gênero. O centro de convivência é montado ao lado do refeitório e oportuniza aos participantes momentos de integração e lazer entre as disputas. É o local onde todos se encontram e todos são iguais.

Foram 13 modalidades disputadas em 25 locais de competição. As cidades de Cambé e Ibiporã receberam modalidades coletivas, e Maringá foi a casa do atletismo. Entre recordes quebrados e medalhas conquistadas, muitas amizades voltam na bagagem de cada um dos cerca de 3.800 jovens atletas que estiveram em Londrina para a disputa dos JEJs.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, destacou a capacidade da Prefeitura em apoiar a realização dos Jogos. “Sem sombra de dúvidas um evento muito bem organizado, uma referência nacional. É o principal evento esportivo escolar do país. Ficamos muito felizes em ver que a Fundação de Esportes de Londrina e a Prefeitura como um todo têm competência técnica para oferecer um serviço ao nível que o Comitê Olímpico do Brasil exige. Estamos muito satisfeitos.”

De acordo com o gerente geral dos JEJs, Edgar Hubner, agora já começa a ser pensado o evento do próximo ano. “Mais uma edição de sucesso dos Jogos Escolares da Juventude em Londrina. Os Jogos são um projeto que vem crescendo a cada ano. As escolas se preparam cada vez mais para estarem aqui. Em termos de competição o evento evoluiu muito. Sabemos que temos muita coisa para crescer ainda, mas estamos muito contentes com o resultado. São onze anos de projeto de um constante aprendizado. Com mais uma edição realizada, agora é começar a pensar nos Jogos Escolares de 2016”, disse Hubner.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Cesar Makiolke/Asimp/FEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.