Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A estreia da Maratoninha em Londrina foi em 2008. Esta é a oitava edição do evento na cidadeparanaense e também a oitava etapa do ano. A competição será na Rua da Canoagem, a partir das 9 horas da manhã do dia 2 de agosto.Esperamos reunir uma média de 1400 atletas-mirins na disputa das categorias.

A Maratoninha de Londrina contará com a presença ilustre do ex-atleta e medalhista olímpico Edson Luciano, como padrinho da competição. Cumprindo o seu papel de “Herói do Atletismo”, na sexta-feira, dia 31/07, Edson terá uma agenda cheia. Pela manhã, ele fará uma palestra para 50 funcionários e professores de educação física da Fundação de Esportes de Londrina.  À tarde, será a vez de 100 adolescentes do Programa Aprendiz ouvir o depoimento de Edson, na Escola Municipal Noêmia Malanga. Antes disso, porém, ele receberá uma homenagem dos alunos e atletas-mirins do professor Cleverson Oliveira, que também tem um grande histórico de vitórias no atletismo nacional e internacional.

Edson Luciano foi considerado um dos mais perfeitos atletas de revezamento do atletismo brasileiro. Foi nas provas de revezamento 4x100 que ele se destacou.

Bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA – 1996);

Prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália – 2000);

Ouro nos Jogos Panamericanos de Winnipeg (Canadá – 1999);

Ouro nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo (República Dominicana – 2003);

Prata no Mundial de Paris (França – 2003);

A equipe de Edson esteve também nas finais Gotemburgo (Grécia), Sevilha (Espanha) e Edmonton (Canadá).

Nas provas individuais, Edson foi vice-campeão ibero-americano nos 100m em Lisboa (Portugal – 1998), com o tempo de 10.14 (seu recorde pessoal), e campeão do Troféu Brasil Caixa (Brasil – 2003), com o tempo de 10.20.

Olimpíadas Rio 2016

A Maratoninha é uma idealização de Jamil Elias Suaiden, proprietário da GV2 Produções, organizadora do evento. Jamil, que é ex-ciclista profissional e já representou o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (EUA - 1996), sabe da importância do esporte na vida de uma criança. Com a proximidade das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, em que o mundo inteiro está de olho no Brasil, Jamil reforça suas convicções. Para ele, "nenhum país do mundo pode pensar em sediar uma Olimpíada sem cuidar de suas crianças, que são o futuro do esporte”. 

Desde 2002

Quando foi inaugurada em 2002, em Brasília, apenas 800 crianças de projetos sociais da cidade participaram. No ano seguinte, eram 1500 crianças de 6 a 12 anos de idade. Em 2004, com o projeto para a criação do Circuito Maratoninha, o campeonato já alcançava cinco cidades brasileiras. A partir daí, o número de cidades que abraçou a ideia não parou de crescer. Em 2008, a Maratoninha esteve presente em 18 cidades brasileiras. Em 2012, em 21. Este ano serão 23 etapas em todo o Brasil.

Edson Luciano Ribeiro

Edson Luciano Ribeiro já foi considerado um dos mais perfeitos atletas de revezamento do atletismo brasileiro. Paranaense da cidade de Bandeirantes, Edson nasceu no dia de 8 de dezembro de 1972. Antes de ser atleta, ele trabalhou como lavador de carros, frentista e mecânico. Mas aos 19 anos de idade, época em que servia o Exército, o seu talento para as corridas foi descoberto. Mudou-se então para Presidente Prudente, em São Paulo, e passou a integrar a equipe que já contava com o atleta André Domingos.

A partir de 1995, no Campeonato Mundial de Gotembrugo (Suécia), Edson Luciano fez parte da formação do quarteto titular do revezamento 4x100m. Como homem de equipe, ele ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (EUA –1996) e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália – 2000). A equipe esteve ainda nas finais de provas em Gotemburgo, Atenas (Grécia – 1997), Sevilha (Espanha –1999) e Edmonton (Canadá – 2001). No Mundial de Paris (França – 2003), Edson conquistou a medalha de prata.

Em 1999, o corredor foi campeão pan-americano em Winnipeg (Canadá). Nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (República Dominicana – 2003), a equipe de Esdson repetiu a façanha anterior e levou o ouro do bicampeonato. Em Atenas (Grécia – 2004), eles chegaram a uma final olímpica mais uma vez.

Nas provas individuais, Edson foi vice-campeão ibero-americano nos 100m em Lisboa (Portugal – 1998), com tempo de 10.14, seu recorde pessoal na prova. Em 2003, venceu o Troféu Brasil Caixa com 10.20, no Ibirapuera, em São Paulo, quando garantiu a qualificação para os Mundiais de Paris, também nos 100m.

Aos 39 anos de idade, Edson Luciano está fora das pistas como atleta, mas continua ligado a atividades esportivas de atletismo. Ele é membro do “Heróis do Atletismo”, programa da Caixa Econômica Federal. Assim, participa de eventos, palestras e clínicas de atletismo levando para jovens e crianças um pouco da sua história e ajudando a divulgar o esporte. Formado em educação física, hoje Edson faz pós-graduação na área e auxilia a equipe de atletismo da cidade de Franca, em São Paulo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.