Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou ontem (09) o Simpósio Política de Esportes: Desafios e Compromissos com o Futuro, promovido pelo Governo do Estado para debater com a comunidade a nova Política de Esportes do Paraná. O evento de três dias, realizado no Colégio Militar de Curitiba, em parceria com a Escola de Gestão do governo, reúne 125 participantes – gestores, professores de educação física e representantes de universidades, federações esportivas, clubes e entidades do terceiro setor que desenvolvem o esporte. 

Na abertura do simpósio, o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, ressaltou que uma discussão semelhante foi feita na área do turismo, com a criação do MasterPlan 2026, um debate que envolveu todo o trade. “O esporte tem ligação direta com o turismo. A atividade também gera emprego e renda, mas faz crescer também as áreas de educação, saúde, segurança pública e social e a integração de pessoas”, destacou. 

O trabalho atual começou há quase dois anos, com o Programa Paraná Mais Esporte, que fez um diagnóstico da atual situação e das principais necessidades de 372 municípios. A partir do diagnóstico, a Secretaria do Esporte e do Turismo, em parceria com diversas entidades ligadas ao esporte, elaborou a Política de Esportes do Paraná. 

“A Política de Esportes do Paraná vai desenvolver uma série de atividades que serão de grande importância para o nosso estado”, afirmou o comandante do Colégio Militar, coronel Sérgio Mesquita dos Santos, na recepção aos participantes. 

DISCUSSÃO - O seminário Desafios da Gestão Estratégica no Esporte foi a primeira atividade do evento. O palestrante Alexandre Borges, diretor do Instituto Publix, chamou a atenção para a governança de resultados. “A Politica de Esportes só poderá ser implantada se houver comprometimento de todas as entidades envolvidas. E não se gera comprometimento se cada um da equipe não souber claramente o seu papel no todo. Por isso, é fundamental a participação dos municípios, das federações, dos clubes nesta discussão”, comentou. 

Primeiro paranaense a disputar uma Olimpíada na esgrima, em Londres 2012, repetindo o feito na Rio 2016, Athos Schwantes, 12 vezes campeão brasileiro na espada, falou sobre a carreira e as dificuldades enfrentadas até se tornar um atleta profissional. Ele destacou a importância dos patrocínios e do trabalho em equipe para o esporte. “O Talento Olímpico do Paraná é o maior programa de bolsas para atletas entre todos os estados e tenho muito orgulho de fazer parte desse time”, afirmou. 

Antônio Eduardo Branco, presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), ressaltou a importância de se apoiar os grandes talentos do esporte desde o início da carreira. “A escola é a base de tudo isso. Precisamos nos preparar para atender os jovens na escola”, afirmou. 

O pesquisador Pablo Juan Greco abordou também a importância do esporte na vida das crianças e adolescentes. “Não temos que pensar apenas no ensino e no aprendizado, mas também na detecção de talentos”, disse. 

POLÍTICA DE ESPORTES – Quem apresentou detalhes da Política de Esportes do Paraná foi o professor Dilson Martins, da Assessoria de Ação Estratégica da Secretaria do Esporte e do Turismo. O documento, que fundamenta as ações públicas do setor para os próximos anos, foi construído a partir da realidade e demandas apresentadas pelos municípios que participaram das discussões, ao lado das mais variadas entidades esportivas. 

HOMENAGEM - Durante o simpósio, a presidente da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu e prefeita de Virmond, Lenita Mierzva, fez uma homenagem ao Governo do Estado pelo apoio na realização dos Jogos Abertos do Vale da Cantuquiriguaçu (Jarcans). 

A prefeita entregou uma placa ao secretário Douglas Fabrício. Os Jarcans foram realizados em agosto, com sede compartilhada entre Cantagalo e Virmond, e reuniram três mil atletas de 18 municípios da região.

AEN
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.