Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na categoria Sub-23, Rodrigo Quirino celebra com muita alegria título decidido por segundos

A prova de resistência masculina do Campeonato Brasileiro de Estrada 2015 fez jus ao nome e encerrou com chave de ouro a disputa pelo título nacional nas categorias Elite e sub-23 no domingo (28), em Araraquara, interior de São Paulo. A torcida vibrou com as várias fugas que ocorriam desde o início do percurso de 177,6k, o que tornava o final da prova cada vez mais imprevisível.

Na pista, a marcação nos atletas mais experientes, como Murilo Fisher, e mesmo nos ciclistas da Funvic, que defendiam o bicampeonato da equipe, foi forte durante toda prova. Foi então que o gaúcho Everson Camilo (Avaí/FME Florianópolis/APGF) aproveitou a oportunidade e nos metros finais conseguiu surpreender os favoritos, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, após 4h35min00s222. Junto com ele, mas milésimos de segundos atrás (4h35min00s748) estava Jeovane Junior de Oliveira (São Francisco Saúde/Biosev/Gold Meat/ SME Ribeirão), seguido por José Eriberto Medeiros (Green/Piracicaba/Arcelomittal/Shimano/COL), com 4h35min02s053.

"Agradeço e dedico o título a Deus e a toda minha equipe. Há 10 dias do Brasileiro tive uma lesão na costela após competir em uma prova de MTB e graças à ajuda deles voltei a tempo e estou aqui hoje. Foi uma prova bastante seletiva, procurei me posicionar bem e ficar atento. Minha equipe fez um trabalho fantástico, soubemos trabalhar bem a estratégia e deu tudo certo", contou Everson, que fez uma das equipes mais antigas e tradicionais do país voltar ao pódio.

A disputa pelo ouro também foi intensa na categoria Sub-23. Com o vento forte dificultando a vida dos atletas, os mais novos tiveram que dar duro para finalizar uma prova bastante equilibrada e que foi decidida no sprint final. Rodrigo Quirino (Green/Piracicaba) venceu Fernando Finkler (Avaí/FME Florianópolis) por literalmente 2 segundos. O primeiro cravou no cronômetro 4H35MIN46s, enquanto o segundo fez 4h35min48s. Eduardo Pini (Avaí/FME Florianópolis) completou o pódio em terceiro lugar, chegando em 4h35min52s. OS três atletas terminaram no grupo principal da Elite.

"Ainda nem estou acreditando. Treinei muito para essa prova, mas sofri bastante nos primeiros 100 km. Tive que redobrar minha concentração, procurei me alimentar e hidratar bem e no último terço da prova voltei a me sentir melhor, conquistando essa grande vitória. A sub-23 é a categoria que antecede a principal categoria da modalidade, a Elite, e vencer o Brasileiro demonstra que estou no caminho certo", disse Rodrigo Quirino. 

A competição, que reuniu 170 ciclistas de 14 Estados, foi classificada como uma das mais equilibradas e difíceis dos últimos tempos, comprovando o crescimento do ciclismo de estrada em todos os sentidos. "O circuito foi bastante técnico e exigente, o que acabou minando bastante o pelotão. Do começo ao fim às provas ficaram indefinidas e todas as equipes trabalharam bastante. Novos nomes assumiram as primeiras colocações e os atletas da categoria sub-23 protagonizaram uma grande apresentação. Todos estão de parabéns pelo alto nível dessa disputa", finalizou Marco Barbosa, Diretor Técnico da CBC.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2015 é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Federação Paulista de Ciclismo (FPC), e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Vera Barão/Asimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.