Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Motivados com Jogos Olímpicos em casa, jovens talentos e grandes nomes fizeram uma disputa acirrada pelo título nacional

Ciclistas das quatro disciplinas olímpicas comemoraram nas últimas semanas a atualização final do ranking nacional de 2016. Com a Rio2016 servindo como motivação, ciclistas dos quatro cantos do país protagonizaram uma disputa intensa e de alto nível pelas primeiras posições nas quatro disciplinas olímpicas. 

No BMX, dois jovens dominaram o cenário. Ariel João da Silva, da Associação Bicicross Berço da Fiação, pedalou forte e somou 350 pontos na elite masculina, deixando para trás atletas experientes como Renato Rezende e Rogério Reis. Natural de Brusque (SC), o piloto de 22 anos venceu as principais competições da modalidade, como o Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil e o Campeonato Paulista, um dos mais disputados do BMX nacional. Já na elite feminina, a paranaense Julia Alves, do Americana Bicicross Clube, de apenas 20 anos mostrou que estava em ótima forma e fechou a temporada com 431 pontos.

Elton Pedrozo foi o grande nome do ciclismo de estrada na elite masculina. O atleta da Memorial/Santos/Fupes teve como principal destaque da temporada a vitória na Corrida TV Atalaia, além de excelentes participações nas voltas ciclísticas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Enquanto isso, a amazonense Rebeca Fonseca mostrou mais uma vez a grande evolução do ciclismo nortista e ficou com a liderança na elite feminino pelo segundo ano seguido.

No Mountain Bike XCO, Henrique Avancini reinou pelo terceiro ano consecutivo, ficando com o primeiro lugar na elite masculina, com 1300 pontos. Colega de seleção brasileira, Raiza Goulão também confirmou o favoritismo e encerrou a temporada na liderança, com 1250 pontos.

Na pista, o Clube Maringaense de Ciclismo dominou o ranking por equipes velocistas, tanto no masculino como no feminino. Integrantes da seleção brasileira, Hugo Osteti e Fernando Sikora se juntaram a Fernando Borrasca na liderança com 530 pontos, enquanto Gabriela Nishi Gomes e Carolina Barbosa somaram 655 pontos. Entre as equipes fundistas, Gideoni Monteiro, Armando Reis, Robson Ribeiro, Endrigo da Rosa e Caio Mesquita deram o título para a Memorial/Santos/Fupes no masculino. As irmãs Janildes, Marcia e Clemilda Fernandes e Daniela Araújo levaram para o Clube Fernandes de Ciclismo o título da elite feminina.

"Foi uma temporada extensa, com olimpíadas em casa e várias outras provas de alto nível testando dia após dia a técnica e força dos ciclistas de todas as disciplinas. Visando melhorar a qualidade técnica dos atletas e prepará-los adequadamente procuramos realizar intercâmbios nos melhores centros de treinamento mundo afora e contamos com o apoio de profissionais altamente capacitados para garantir uma das melhores temporadas do ciclismo brasileiro. Tivemos resultados expressivos e históricos e comemoramos muito a evolução dos nossos atletas. Vamos seguir firme trabalhando para que a nossa modalidade se desenvolva ainda mais e coloque o nosso País entre as grandes potências nos próximos ciclos olímpicos", comenta Jose Luiz Vasconcelos, presidente da CBC.

Para conhecer a lista com todos os campeões do ranking nacional acesse os links abaixo:

BMX

ESTRADA

MOUNTAIN BIKE 

PISTA FUNDISTA   /  PISTA VELOCISTA

Vera Barão/Asimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.