Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma exposição fotográfica, instalada no Espaço Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, retrata a prática do skate no estado. São 25 imagens captadas pelo fotógrafo Pablo Vaz, que mostram o esporte sendo praticado por skatistas anônimos e profissionais pelas ruas de Curitiba e das principais cidades do interior. 

Só em Curitiba e Região Metropolitana são 132 mil skatistas. No Paraná a prática envolve cerca de 350 mil pessoas, de acordo com a Confederação Brasileira de Skate. Os skatistas Rodil Júnior (o Ferrugem), Carlos de Andrade (o Piolho) e Marcelo Kosake representaram os atletas na abertura do evento. A exposição permanecerá aberta até sexta-feira (24). 

O secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, ressaltou que o skate é um dos esportes que devem ser inseridos nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio. “O governo do Paraná é parceiro dos municípios onde o skate é mais praticado. O governador Beto Richa criou o programa Talento Olímpico do Paraná, que oferece bolsas a atletas das mais variadas modalidades olímpicas, e o skate vai se transformar em uma modalidade olímpica já nos próximos jogos. Atuamos em sintonia com as federações esportivas, para fortalecer cada uma delas”, disse Fabrício.

O deputado Felipe Francischini, autor da lei que insere no calendário oficial de eventos o “Dia e a Semana de Fomento ao Skate”, celebrados em 21 de junho, disse que a prática desta modalidade é uma das atividades que podem afastar os jovens das drogas. “Eu acredito que o melhor tipo de projeto que se faz, somando com a educação, é o que tem o esporte acoplado. E o skate é um esporte individual que não necessita de uma estrutura grande. Fomentando essa ação aqui no nosso estado podemos atingir muitos jovens”, disse ele.

“Esporte é permitir que as mentes sadias dos nossos jovens possam avançar cada vez mais na sociedade, distanciando-se de outras ações que possam aproximá-los da marginalidade. E essa exposição mostra que essa Casa é democrática e está aberta a todos os segmentos da sociedade”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano. 

informações AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.