Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os Jogos Escolares da Juventude (JEJs) não poderiam acabar melhor para Londrina. A delegação anfitriã viu os times de futsal e vôlei masculino vencerem seus jogos e sagrarem-se campeões na última tarde de jogos. No total, de oito competições nas modalidades coletivas que Londrina participou, a delegação venceu três e conquistou também um vice-campeonato. As torcidas deram um show nas duas partidas e incentivaram as equipes de Londrina até o fim.

No ginásio do Lar Anália Franco, os familiares e amigos dos jogadores levaram bexigas com as cores da equipe, que foram agitadas freneticamente quando os atletas entraram em quadra. A torcida da equipe adversária, Tocantins, também esteve em bom número e o duelo entre os dois lados da arquibancada para ver quem cantava mais alto foi tão intenso quanto o jogo.

Londrina vinha de seguidas goleadas e estava confiante para a partida, mas foi o time tocantinense que saiu na frente em um contra-ataque rápido. O goleiro João chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol. A equipe de Londrina assimilou bem o gol e não demorou para chegar ao empate. Quando Nicolas empatou as bexigas foram todas estouradas, dando a impressão de rojões na arquibancada. O primeiro tempo foi movimentado, mas terminou mesmo em 1×1.

No começo do segundo tempo o emocional e a responsabilidade de jogar em casa pesaram para o time londrinense, que perdeu gols. O técnico Valderi Felix pediu um tempo e arrumou a casa. Os meninos voltaram com tudo e chegaram ao 2×1. O time do Tocantins veio na base da raça, e quando o ala londrinense Nicolas saiu rápido em um contra-ataque e tirou do goleiro parecia que tudo estava decidido, mas a bola teimou em tocar nas duas traves e não entrar.

Faltando 20 segundos para o jogo acabar, uma desatenção da defesa quase resultou em um castigo para Londrina, o goleiro João voou na bola para salvar um chute de dentro da pequena área. Se essa bola não entrou, nenhuma mais entraria. Fim de jogo, Londrina 2×1 e festa no ginásio. A torcida londrinense demonstrou toda a receptividade e espírito esportivo que esteve presente nos nove dias de jogos gritando o nome dos vice-campeões quando os meninos de Tocantins desabaram esgotados e tristes com a derrota.

O técnico Valderi comemorou a vitória. “Foi uma final muito dura. Tocantins em alguns momentos nos superou na vontade, na garra, valorizaram demais a nossa vitória, estão de parabéns. Nossos garotos sentiram essa final, mas mesmo assim, o grupo soube ter calma e buscar os gols. Todos estão de parabéns, os meninos, as famílias, a cidade como um todo por esses belos jogos. Acredito que fomos a melhor equipe nessa competição e merecemos esse título.”

Vôlei

Na final do vôlei na AABB a recepção da torcida aos atletas de Londrina não foi diferente. Balões, gritos de incentivo e ginásio lotado. A equipe foi contaminada pelo clima e começou com tudo frente ao time de Goiás. No primeiro set chegou abrir 19×12, mas vacilou e permitiu o empate. O treinador Maurício Rosa conseguiu tranquilizar a equipe que voltou a jogar um bom voleibol e fechar o set em 25×21.

O segundo set foi muito duro, com as equipes alternando na frente do placar. No meio do set Londrina conseguiu uma boa sequência de pontos e abriu uma vantagem de cinco pontos que conseguiu manter até o final. A torcida, que jogou junto com o time o tempo todo, se inflamou ainda mais com a iminência do título.

Quem esperava um terceiro set fácil se enganou. Goiás veio para o tudo ou nada e comandou o placar o set todo. Londrina se desconcentrou e cometeu erros seguidos, permitindo que o time goiano abrisse uma vantagem de oito pontos. Londrina diminuiu, mas Goiás chegou ao set point. Quando o placar marcava 24×21 para os goianos, muitos acreditaram que haveria o quarto set. Mas uma série de saques do capitão Renan Rosa, junto a uma defesa muito bem postada, resultaram em uma virada incrível. Londrina 26×24 e três sets a zero. Campeão incontestável.

O técnico Maurício Rosa foi abraçado por toda a equipe e também pelos familiares e amigos dos jogadores que invadiram a quadra para comemorar. Maurício era o retrato do time. Uma equipe que jogou com garra, vontade e determinação, sempre acreditando no trabalho desenvolvido, que venceu todos os jogos e foi recompensada com o título dos Jogos Escolares da Juventude.

De acordo com a chefe de delegação de Londrina, Celita Klepa, o balanço da competição foi muito positivo. “Vencemos três modalidades coletivas, fomos vice em mais uma. Tivemos o título das meninas do tênis de mesa. Em um campeonato onde os melhores de cada estado estão competindo, nós enquanto delegação local enfrentamos os campeões estaduais de igual para igual e conquistamos todos esses títulos. Foi uma participação excelente.”

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.