Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As atletas da Associação de Ginástica Rítmica (Agir) têm conseguido destaque nas competições que participam. No Campeonato Brasileiro de 2016 realizado em Manaus, nas categorias pré-infantil (para ginastas entre nove e 12 anos) e infantil (entre 11 e 12 anos), a equipe conquistou seis troféus e ainda conseguiu 23 pódios. Já no Paranaense, que ocorreu em Cascavel, foram dez títulos e 33 pódios.

Além desses troféus, conseguiram três vagas na equipe que representará o Brasil no Campeonato Sul-americano, que acontecerá na Bolívia em outubro. “Pelos resultados, somos a melhor equipe do País nessas categorias. Há oito anos sempre estamos nos pódios das competições nacionais”, afirma a coordenadora da Agir, Marcia Naves.

Uma das medalhistas é Bárbara Domingos, de 16 anos, que treina na associação há dez anos. Ela treina de segunda-feira a sábado e é tricampeã brasileira e sul-americana.

“Aqui a gente é mãe, responsável, educadora. O dia a dia é muito puxado, elas treinam muito”, cita Fabiana Niedzwiedz, técnica da Agir. “Preparamos diariamente as meninas para os campeonatos”, completa.

A associação tem atualmente 40 atletas em idades de competição, dos 8 aos 17 anos, e busca novos talentos – tem 80 crianças cadastradas (de 4 a 17 anos).

Meninas Campeãs

De acordo com a coordenadora, a associação busca a excelência na modalidade. “Assim que as meninas começam a praticar a ginástica rítmica, elas se apaixonam. E o nosso único objetivo é formar campeãs”, afirma Marcia.

Para manter o projeto em funcionamento, uma vez que a associação não tem fins lucrativos e cobra taxas simbólicas das atletas, a Agir busca apoio de empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Para a coordenadora Marcia Naves, o patrocínio é muito importante para a manutenção do projeto. “Sem o patrocínio, a Agir nem existiria. É fundamental para o esporte, pois são muitos custos, desde o pagamento da equipe técnica até participação em torneios nacionais e internacionais. Mesmo porque 90% das crianças participantes são carentes, não têm como se manter no esporte”, conta Marcia.

Apoio Governamental

Uma das atuais apoiadoras do projeto em 2016 é a Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

De acordo com o diretor de mercado e relações institucionais da instituição, Luiz Renato Hauly, o apoio ao projeto de ginástica rítmica é uma forma interessante de exposição da marca Fomento Paraná. “Atingimos um público grande que está de olho nos campeonatos e associamos a Fomento à marca vencedora da equipe Agir”, comenta Hauly.

Há oito anos trabalhando com patrocínios empresariais, Marcia explica que já contou com apoio de muitas corporações, porém com a crise econômica as opções diminuíram. “Um professor amigo nosso sugeriu a Fomento e apresentamos o projeto lá. Foi uma grata surpresa”, lembra Marcia.

História

A Associação de Ginástica Rítmica existe há 11 anos e é pioneira no Paraná em relação a projetos vinculados à Lei de Incentivo ao Esporte do governo federal. Atualmente, os atletas treinam no ginásio da Universidade Positivo, no Campo Comprido, em Curitiba.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.