Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa homenageou, ontem (01), os 24 atletas que representaram o Paraná e o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, realizados em Toronto, no Canadá. Eles conquistaram 19 medalhas. Nove deles são do programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016, que trouxeram nove medalhas.

Richa recebeu os atletas e técnicos treinadores no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, em Curitiba, e enalteceu o desempenho, em nome dos paranaenses. Os atletas receberam certificado de reconhecimento do Estado pela participação no Pan-Americano. Cada um deles foi agraciado, também, com um troféu.

“A participação de todos nos orgulha. Essa homenagem é uma demonstração de que o Governo do Estado é um parceiro do paradesporto paranaense. Queremos o segmento forte e competitivo, mundialmente”, afirmou o governador.

Participaram da solenidade a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e do secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, e o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.

Sabemos o quanto o esporte contribui para a boa formação das pessoas, no aspecto educativo, de saúde e socialização, além de afastar o jovem de males como a droga e o álcool”, disse Richa.

Ele enfatizou que, com o ajuste fiscal realizado pelo Estado, e com as finanças equilibradas, haverá mais investimento para o setor. “Vamos ampliar ainda mais os programas voltados ao esporte”, defendeu.

Valorização

O secretário Douglas Fabrício fez um balanço das políticas públicas para o setor e lembrou que, atualmente, 1600 atletas são contemplados com as bolsas do programa Talento Olímpico Paranaense.

“O incentivo ao esporte é muito importante para a educação e saúde, além de manter os jovens distantes das drogas. Vamos ampliar ainda mais essas bolsas de incentivo para que, cada vez mais, o Paraná se torne uma referência nacional e internacional no esporte”, disse Fabrício.

Mário Sérgio Fontes, coordenador do Paradesporto do Paraná, agradeceu o apoio do governo estadual e disse que, antes do programa TOP 2016, muitos atletas paranaenses de qualidade iam para outros estados em busca de oportunidades. “O atleta com deficiência no Paraná de hoje é tratado pelo seu trabalho. Temos o reconhecimento e a valorização do governo do nosso estado”, disse.

Medalhas

Os 24 paranaenses conquistaram nove medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Só os bolsistas do TOP 2016 trouxeram cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, nas modalidades de vôlei sentado, bocha, tênis de mesa e halterofilismo. Isso sem falar em Darlan França, técnico-bolsista da Seleção de bocha paralímpica. A equipe do Top 2016 foi integrada, ainda, pelo catarinense Rafael Hoffman, federado no estado.

Márcia Menezes, atleta de halterofilismo, representou os atletas no evento. Ela recebeu o bronze ao levantar 108 quilos na disputa da categoria feminino pesado (até até 79kg). Ela foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um mundial e venceu em 2014 o Prêmio Paralímpicos.

“Esse pódio estava dentro do esperado, mas eu queria ter brigado pela prata ou ouro, porque tinha condição de melhorar. Estou feliz porque agora tenho uma medalha em Parapan e no ano que vem vou brigar por uma medalha nos Jogos Paralímpicos”, disse Márcia.

Presenças

Participaram do evento o deputado federal Luciano Ducci, dirigentes de federações do paradesporto e treinadores.

Medalhas do Tob 2016 equivalem ao 9ºª lugar

Se o TOP 2016 fosse um país, teria ficado em 9º lugar no quadro de medalhas do Parapan, entre os 28 países que disputaram a competição. O resultado deixaria o TOP como o 5º melhor sul-americano, à frente de Chile, Uruguai, Equador, Paraguai, Peru e Suriname.

O grande nome da constelação do Talento Olímpico do Paraná foi Claudiomiro Segatto, vencedor no tênis de mesa no individual e em duplas. As duas medalhas de ouro se somam a outras quatro que o atleta já possui de outros Parapan-Americanos. Claudiomiro saiu dos jogos no Canadá somando seis medalhas em parapans - sendo cinco de ouro. "É um resultado que vem coroar a minha carreira como atleta", disse em entrevista para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Outros três atletas fecharam a competição com duas medalhas cada. Marcelo dos Santos e Richardson Santos trouxeram um ouro e um bronze cada, na bocha. Marcelo ainda foi o responsável por conquistar a 100ª medalha do Brasil. Já Maria Pereira Passos foi duas vezes prata no tênis de mesa.

A 10ª medalha do TOP veio na final do vôlei sentado. A seleção brasileira chegou ao título de maneira invicta, vencendo 21 sets e perdendo apenas um. Daniel Jorge e Ânderson Silva fizeram parte da equipe.

No rugby em cadeira de rodas, o Brasil ficou em 4º lugar, após um jogo duríssimo contra a equipe da Colômbia. As equipes haviam se enfrentaram na fase de classificação e a vitória naquela ocasião foi brasileira. Rafael Hoffman e Moisés Batista, bolsistas da categoria Nacional do TOP 2016 fizeram parte da delegação do país na modalidade.

AEN

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto Orlando Kissner  ANPr
Foto Orlando Kissner  ANPr
Foto Orlando Kissner  ANPr

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.