Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A rica história dos jogos oficiais do Paraná - 62 anos de Jogos Escolares e 58 anos de Jogos Abertos, entre outras competições – terá lugar de destaque no novo arquivo público da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo.

O departamento de Controle Interno da secretaria acaba de colocar em prática o Programa de Gestão Documental. A proposta é localizar, recuperar, classificar e expor ao público documentos como súmulas de jogos, resultados das competições, listas de atletas participantes, fichas de municípios-sede.

“A história é importante não só para nós, mas principalmente para as gerações futuras”, diz a chefe do Controle Interno, Adriana Porto. O trabalho começou timidamente em 2013, com o levantamento e organização dos documentos do setor de licitação. Mas a grande expectativa é quanto à localização dos documentos históricos.

O servidor do Controle Interno Maurício de Souza Pereira, um dos responsáveis por organizar o arquivo da rádio e tevê É-Paraná, emissora pública do Estado, também trabalha no projeto. O programa também conta com o apoio do Centro de Ação Voluntária (CAV), entidade não-governamental que intermedia a localização de pessoas interessadas em prestar serviços voluntários nas mais diversas áreas.

A historiadora Marina Braga Carneiro foi a primeira a se interessar pelo trabalho. “Terminei o mestrado e, enquanto aguardo a definição do doutorado, comecei a trabalhar com pesquisa de arquivos históricos”, diz ela. “Quando vi a oportunidade, percebi que era exatamente na área em que eu queria atuar.”

Marina e os outros dois voluntários que já aderiram ao programa, Larissa Fernanda da Luz e Gersulino Ferreira Filho, trabalham três horas por dia, três vezes por semana. Não há prazo para a conclusão do programa, mas o espaço para o futuro arquivo já foi reservado, na sede da secretaria, no complexo esportivo do Tarumã, em Curitiba. “A gente presta um serviço para a sociedade e ainda ganha experiência”, conclui Marina.

O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, ressalta que o incentivo às parcerias é uma das propostas da secretaria. “Os voluntários prestam um importante serviço para a comunidade esportiva do Paraná e para toda a sociedade”, comentou o secretário.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.