Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira etapa de disputas será no dia 23 de fevereiro, com categorias infantil, juvenil e adulto

Estão abertas as inscrições para o torneio de xadrez na Biblioteca Pública Pedro Viriato Parigot de Souza. O evento é uma realização do Instituto Palhano de Xadrez, e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O campeonato inicia no dia 23 de fevereiro, às 14 horas, e as inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/TorneiodeXadrez , com custo de R$20. A Biblioteca fica localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413, centro.

Denominado Memorial Matheus Lupi de Souza, o torneio que será realizado em fevereiro homenageia o jovem enxadrista, que faleceu aos 13 anos, em 2013. As categorias disponíveis são sub-8, 10, 12, 14, 16, sub-18 e adulto, sendo que no ato da inscrição o competidor será incluído na categoria correspondente à sua faixa etária. O prazo para formalizar a participação é até a véspera do evento.

Os melhores colocados em cada torneio, que já tem o cronograma completo até dezembro, serão premiados com troféus e medalhas. Para o presidente da FEL, Fernando Madureira, os campeonatos são uma forma de incentivar a prática da atividade, e atrair os melhores enxadristas para a cidade. “É de interesse da FEL promover essa modalidade esportiva. Já foi comprovado que o xadrez promove o desenvolvimento intelectual nos praticantes, o que é muito benéfico. Infelizmente, nos últimos anos, Londrina perdeu muitos atletas de xadrez, que passaram a representar outras cidades, e nosso objetivo é retomar isso, oferecer apoio e patrocínio para o xadrez, aumentando o número de enxadristas, principalmente de alto nível, na cidade”, destacou.

Segundo o professor do Instituto Palhano de Xadrez e organizador das competições, Tiago Almeida, as disputas realizadas no ano passado foram um grande sucesso, e atraíram jogadores de outras cidades e estados, como São Paulo e Pernambuco. As competições tiveram em torno de 70 a 100 participantes cada. “Faremos o torneio assim como no ano passado, nos mesmos moldes, já que deu muito certo. Há uma demanda para eventos como esse na região, e nossa cidade acolheu muito bem essas pessoas. Londrina já sagrou-se campeã de xadrez em muitas disputas, é referência no esporte com seis campeões brasileiros, tem boas marcas nos torneios estaduais, venceu campeonato de xadrez do Mercosul, então sem dúvida a cidade tem um público com grande potencial nessa modalidade”, frisou.

Almeida, que também é árbitro da Federação Brasileira de Xadrez e técnico da equipe londrinense, lembrou que o esporte traz muitos benefícios em diversas áreas, como cultura, educação, saúde e lazer. “O xadrez já é, para muitos, uma ferramenta para combater e prevenir doenças, como o Alzheimer. É o esporte que mais aumenta a reserva cognitiva, preservando seu cérebro. E como atividade de lazer, a prática pode ser um ótimo hobby e passatempo. Focamos nesses e outros pontos para incentivar o xadrez em Londrina, uma cidade de pensamento diferenciado e avançado”, comentou.

Cronograma:

Mês

Torneio

Data

Fevereiro

Memorial Matheus Lupi de Souza

23/02

Março

Campeonato Londrinense Blitz

09/03

Abril

Campeonato Londrinense Rápido

13/04

Maio

Campeonato Londrinense Pensado

11 e 12/05

Junho

Memorial José Raul Capablanca

15/06

Julho

Copa Mikhail Botvinnik

06/07

Agosto

Aberto de xadrez Vasily Smyslov

10/08

Setembro

Torneio Mikhail Tal

14/09

Outubro

Open Chess Tigran Petrosian

05/10

Novembro

Copa QI Bobby Fischer

09/11

Dezembro

Festival 84 anos de Londrina

07/12

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.