Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A informação foi dada em uma live realizada na terça-feira (9) pelo Esporte Paraná

Os Jogos Abertos de Combate estão previstos entre os dias 9 e 12 de outubro em Londrina. O calendário de eventos esportivos do Paraná foi suspenso no início da pandemia e agora retorna gradualmente. A informação foi dada em uma live realizada na terça-feira (9), pelo facebook do Esporte Paraná, com o superintendente do Esporte, Hélio Wirbiski, e o diretor de esporte, Cristiano Barros Del Rei.

Cinco etapas dos Jogos Oficiais do Estado foram mantidas em 2020. Os Jogos Abertos Paradesportivos (PARAJAPs); os Jogos Universitários do Paraná (JUPs), os Jogos de Aventura e Natureza, etapa Lindeiros; a fase final da Divisão A dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) e os Jogos de Combate (JAPs Combate), que será realizado no município.

Anteriormente, o JAPs Combate seria realizado em setembro. Agora a data prevista é do dia 9 ao dia 12 de outubro.  Ao todo, serão nove modalidades: boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karate, kickboxing, kung fu, muay thai e taekwondo, divididas em categorias A (olímpica) e B (esportes não olímpicos). O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Sandro Henrique Moreira dos Santos, afirmou que o JAPs Combate é um evento que foi planejado pelo presidente anterior, Fernando Madureira, que levou a proposta à Secretaria de Estado, e a foi aprovada.

“O projeto visa incentivar as modalidades de artes marciais, as lutas. É com alegria que Londrina recebe o primeiro evento do JAPs Combate. O intuito é fazê-lo bem organizado, bem dinâmico. A cidade tem uma veia muito forte de artes marciais, faremos desse evento referência para as próximas edições. Essa alteração de data é interessante que tenha acontecido mesmo, até pelo momento da pandemia. Acreditamos que até a data dos Jogos já tenha sido resolvido esta situação. E Londrina vai se organizar de uma forma bem coerente, segura e tranquila, da melhor forma possível para realizar um grande evento aqui. Um evento, que a gente acredita que possa chegar em torno de 2.500 atletas participantes”, afirmou.

Além da mudança do calendário dos Jogos Oficiais do Paraná, foi discuto a respeito de um pacote de mudanças visando a retomada do esporte e o apoio às entidades esportivas do Estado. Como a criação da liga escolar de e-games, competição realizada de modo remoto e em fases, que será transmitida por uma plataforma on-line, com as primeiras disputas previstas para o início de julho. Também estão previstos o lançamento do curso de gestão pública do esporte em EAD, o aumento do investimento na lei de incentivo ao esporte e a manutenção das bolsas da Geração Olímpica.

Foi informado ainda que as ações apresentadas dependem dos decretos e orientações do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde. O monitoramento do avanço da pandemia é feito diariamente e ajustes, se necessários, serão tomados pela Superintendência do Esporte em conformidade a essas determinações.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.