Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Chegou o momento de se conhecer os melhores estudantes-atletas, de 15 a 17 anos, do Paraná em 2016. É que a partir desta sexta-feira (12) começa em Arapongas a etapa final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A competição será realizada até o próximo sábado (20) e vai reunir 5.368 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e árbitros. No total, o evento terá 1.036 equipes, entre modalidades individuais e coletivas no convencional e categoria ACD (Atletas Com Deficiência). O evento, organizado pelas secretarias da Educação e do Esporte e Turismo, em parceria com o município de Arapongas, tem a chancela do Governo do Paraná. O cerimonial de abertura será iniciado às 19h30 desta sexta, no ginásio de esportes Luiz Augusto Zin.

Tanto nas modalidades individuais como nas coletivas, o objetivo é o título da principal competição escolar estadual. Além do primeiro lugar, os vencedores ainda asseguram uma vaga na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), prevista para ocorrer de 10 a 19 de novembro, em João Pessoa/PB.

As disputas serão intensas já que os JEPs têm 16 modalidades. Os confrontos nas individuais serão no atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Nas coletivas os ´duelos´ acontecem o basquetebol, futsal, voleibol, vôlei de praia e handebol. Na categoria ACD (Atletas Com Deficiência), em oito individuais - atletismo, bocha, golf7, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e judô -, e em duas coletivas - basquetebol masculino e futsal feminino.

Municípios

Os JEPs 2016 terão representantes dos seguintes municípios – AM Norte (Área Metropolitana Norte/Curitiba – compreende 14 municípios), AM Sul (Área Metropolitana Sul, com 14 municípios), Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Wenceslau Braz, Laranjeiras do Sul, Ibaiti e Apucarana.

Primeiros confrontos

Pelo cronograma dos JEPs, cinco modalidades terão o seu início no sábado (13). Os confrontos programados são nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, judô e voleibol.

Os jogos do basquetebol serão nos colégios Walfredo Silveira Correa e Antônio Garcez Novaes, em ambos, a partir das 8h30.

O futsal também ocorre em duas praças esportivas: nas quadras da Unopar e do Colégio Marquês de Caravelas, a partir das 8h.

Os jogos do handebol estão programados para o ginásio de esportes Matheus Romera, a partir das 8h30, e Colégio Estadual Três Reis, às 9h.

Os confrontos no voleibol se iniciam na quadra do Colégio Emílio de Menezes e no SESI, às 8h30.

No judô, a largada da modalidade ocorre às 9h, no ginásio de esportes Luiz Augusto Zin.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

Orlando Gonzalez/Asimp/JEPs

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.