Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Além das disputas esportivas, os participantes dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá 2015 – etapa de 15 a 17 anos – contam com variada programação educativa e cultural no Centro de Convivência, instalado no Centro de Eventos de Londrina. Os quase 6 mil envolvidos com o evento, incluindo aproximadamente 3,7 mil estudantes, têm à disposição ações produzidas pela Gerência do Programa Educativo e Cultural. Os objetivos das atividades são possibilitar a integração entre estudantes de todo país e promover os valores olímpicos de amizade, excelência e respeito. Alunos das escolas da cidade sede também serão integrados aos Jogos, além do público que pode acompanhar as partidas gratuitamente.
Com o tema “Igualdade de gêneros no esporte”, o Centro de Convivência dos Jogos Escolares traz uma série de ações em busca de sensibilizar os atletas para que homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades dentro e fora do esporte. Serão realizadas palestras, oficinas de estamparia em camisetas, apresentações de vídeos e intervenções com uso de light paint  (pintura com luz) relacionadas ao debate sobre gênero. O conteúdo foi produzido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com a ONU Mulheres, organização global para o progresso das mulheres e meninas ao redor do mundo.
Além do debate sobre gênero, o Centro de Convivência disponibiliza a Biblioteca do COB com acervo sobre a história do Movimento Olímpico no Brasil e no mundo, entre outros temas. Ainda há o espaço do Time Brasil com a presença da mascote Ginga; um cyber, onde os atletas podem fazer postagens em redes sociais; uma mesa interativa com conteúdo produzido pela Agência Mundial Antidoping (Wada); e jogos de tênis de mesa e totó. No local, também acontecem apresentações culturais e as premiações de judô, ciclismo, luta olímpica, tênis de mesa, ginástica rítmica, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. A entrega das medalhas de atletismo e natação será feitas nos locais de competição.
Ainda no Centro de Convivência, são oferecidas clínicas esportivas de esgrima, basquete 3x3 e rúgbi, além de apresentações de skate e parkour. No Espaço Coca-Cola, vai ser possível ver de perto as tochas olímpicas dos Jogos de Barcelona 1992, Atlanta 1996, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. No Espaço Rede Globo / RPC, com o “click campeão”, os participantes dos Jogos Escolares podem registrar um momento especial no pódio da competição. Em Londrina, também será feito o plantio de mudas com a presença dos Embaixadores dos Jogos Escolares, atletas e ex-atletas olímpicos e pan-americanos do Brasil.
Evento – Com cerimônia de abertura marcada para esta quinta-feira, dia 12, às 18h, no Ginásio Esportivo Moringão, em Londrina, os Jogos Escolares da Juventude 2015 seguem até 21 de novembro. Na sexta, dia 13, têm início as disputas de nove modalidades nos seguintes locais: Atódromo Ayrton Senna (ciclismo), Ginásio Fioravante Pedro Scolari (ginástica rítmica), Centro de Eventos (judô e luta olímpica), Arel (natação), UEL (tênis de mesa), aterro do Lago Igapó (voleibol de praia) e Sesi (xadrez). As provas de atletismo serão no Estádio Willye Davids, em Maringá. Esses torneios encerram no domingo, dia 16.
Já as partidas das modalidades coletivas serão realizadas em 16 locais de competição entre 17 e 21 de novembro. São eles: Bandeirantes, Sesi, Ginásio José Ajala – Cambé e Sest/Senat (basquetebol); Ginásio Pedro Dias, Ginásio Fioravante Pedro Scolari, Ginásio Edilson Carlos Marigo e UEL (futsal); Centro de Eventos de Londrina, Moringão, Anália Franco e Unopar (handebol); e KEC, Banestado, AABB e Arel (voleibol).
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.
Imprensa/COB
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.